Fitness: Benefícios de utilizar um rolo de espuma

Já experimentou incluir rolos de espuma nos seus treinos de fitness ou fazer uma aula que inclua estes materiais?

Nos dias de hoje são cada vez mais as pessoas ativas ou mesmo atletas que integram programas e exercícios com rolos de espuma nos seus programas de treino de fitness, mais conhecidos por foam rollers. Estes podem apresentar várias diferenças em função da marca e objetivo do mesmo.

De entre várias utilizações destacam-se duas com propósitos e benefíios distintos.

Exercícios de melhoria postural, equilíbrio, propriocetividade:

Tanto em treinos no ginásio como em aulas de grupo os foam rollers podem ser uma boa opção se o objetivo for melhorar a nossa consciência corporal, ou seja, a noção de como nos orientamos no espaço e a perceção da ativação de músculos muitas vezes desvalorizados através de movimentos específicos e precisos. Um excelente exemplo disto são as aulas de Pilates em que se utilizam pequenos materiais como este para melhorar a funcionalidade do corpo (mobilidade, estabilidade e controlo do sistema nervoso central). Em todo o caso, podem também ser utilizados integrados com rotinas no ginásio para treinar o equilíbrio e a postura, desde que sejam realizados com correção técnica.

rolo de espuma 1 rolo de espuma 2 rolo de espuma 3

rolo de espuma 4 rolo de espuma 5 rolo de espuma 6

Exercícios de libertação miofascial:

Os foam rollers podem também ser usados para realizar exercícios de auto-massagem com vista a promover o aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos fasciais para melhorar a sua mobilidade, aliviar tensões e diminuir o seu tónus muscular que é muitas vezes excessivo. Neste processo é potenciada a oxigenação e nutrição dos tecidos ao mesmo tempo que se auxilia a drenagem dessas zonas.

Nesta linha de pensamento podem ser realizados exercícios no início da sessão deste tipo para a ativação de determinados grupos musculares e para garantir uma boa mobilidade e fluidez de movimentos na fase fundamental do treino. Por outro lado, realizar estes exercícios no final da sessão permite regenerar e recuperar os tecidos mais rapidamente, possibilitando treinar com mais frequência e de forma eficaz. As técnicas apresentam algumas variações em função das necessidades da pessoa e do timing do treino e respetivo objetivo.

rolo de espuma 7 rolo de espuma 8 rolo de espuma 9

Em resumo, são muitos os benefícios que poderemos ter ao fazer exercícios com foam rollers nas sessões de treino. À semelhança de outros materiais, o mais importante é saber utilizá-los de forma correta e numa lógica integrada com a restante sessão de treino porque utilizar um rolo nada garante por si só que o treino ou exercícios se traduzam resultados.

José Pereira
Master Trainer Holmes Place

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Category Tags