Dieta: 5 receitas saudáveis com manteiga de amendoim

Gosta de manteiga de amendoim? Saiba como fazê-la de uma forma saudável.

OS AMENDOINS SÃO SEMENTES COMESTÍVEIS PROVENIENTES DE UMA LEGUMINOSA, CONTUDO, SÃO GERALMENTE INCLUÍDOS NO GRUPO DAS OLEAGINOSAS. ESTES SÃO AMPLAMENTE UTILIZADOS PARA PRODUZIR INÚMEROS SUBPRODUTOS COMO É O CASO DA MANTEIGA DE AMENDOIM. ESTA REUNE EM SI TODOS OS COMPONENTES DO AMENDOIM E, CONSEQUENTEMENTE OS SEUS BENEFÍCIOS, COMO É O CASO DO RISCO REDUZIDO DE DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES, BLOQUEIO DA ABSORÇÃO DE COLESTEROL PROVENIENTE DA DIETA E MELHORIAS DO PERFIL LIPIDICO SÉRICO. A PARTIR DESTA, É POSSÍVEL FAZER INÚMERAS PREPARAÇÕES CULINÁRIAS, SOBRETUDO NO QUE À DOÇARIA DIZ RESPEITO.

Os amendoins são sementes comestíveis provenientes de uma leguminosa, contudo, são incluídos, geralmente, no grupo das oleaginosas devido ao seu elevado teor em óleo. Além de serem consumidos na sua forma natural, estes são amplamente utilizados para extração de óleo, produção de manteiga de amendoim, molho de amendoim, farinha de amendoim, bebida de amendoim, petiscos de amendoim, entre outros. Os seus principais constituintes são as proteínas de origem vegetal, a gordura insaturada e a fibra e esses componentes estão presentes em todos os produtos desenvolvidos a partir do amendoim. Todos estes componentes demonstram benefícios para a saúde.

A manteiga de amendoim foi criada na década de 90, e desde aí o seu método de produção já se alterou várias vezes. É uma fonte de componentes como resveratrol, compostos fenólicos, flavonóides e fitoesteróis que bloqueiam a absorção do colesterol proveniente da dieta. Também é uma ótima fonte de co-enzima Q10 e contem todos os 20 aminoácidos essenciais, sobretudo arginina. Estes compostos bioativos têm sido reconhecidos por terem propriedades preventoras de doenças e por promoverem longevidade. A adição da pele do amendoim na manteiga promove um aumento no seu conteúdo de antioxidantes, compostos fenólicos e fibras.

Os produtos provenientes do amendoim, como é o caso da manteiga de amendoim, são mais benéficos para a saúde quando comparados com produtos com baixo teor de gordura.
Muitos estudos revelam que o consumo destes produtos está associado ao risco reduzido de doenças cardiovasculares e melhorias do perfil lipídico sérico, diminuindo a oxidação do LDL e exercendo um efeito cardioprotetor. Além disso, a ingestão frequente pode ajudar na redução do risco do cancro colorretal.

Para preparar manteiga de amendoim em casa não é preciso mais nada que amendoins ao natural. Veja a nossa receita caseira assim como outras receitas com manteiga de amendoim.

download receita manteiga de amendoim

Bruna Silva
Nutritionist Trainee Holmes Place Avenida da Liberdade

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags