Dieta: alimentos que pode levar no carro

Costuma comer no carro? Não comprometa a sua dieta, faça escolhas saudáveis.

No nosso dia a dia andamos sempre a correr de um lado para o outro e o cumprimento de uma dieta equilibrada pode ficar comprometido levando a que fiquemos horas seguidas sem comer e quando, finalmente, temos oportunidade de o fazer nem sempre escolhemos as opções mais saudáveis.

Seja numa distância curta ou longa, enquanto conduzimos a fome pode “atacar” e, por isso, temos de nos prevenir e ter alguns alimentos no carro para evitar as paragens em cafés ou estações de serviço que resultam quase sempre no consumo de produtos densamente energéticos como batatas fritas, gomas, bolachas e snacks calóricos, produtos de pastelaria, doces, refrigerantes, entre outros. Este tipo de produtos é conhecido pelo seu elevado teor em açúcar e gordura não tendo qualquer interesse do ponto de vista nutricional. Sabe-se ainda que o consumo regular deste tipo de alimentos está associado a doenças cardiovasculares, obesidade e ainda alguns tipos de cancro e, por isso, é importante que o seu consumo seja diminuto, evitando ter produtos deste género no nosso carro.

Escolher os alimentos para levar no carro pode ser difícil quando percebemos que os que mais gostamos são alimentos perecíveis e a sua conservação é praticamente impossível de se manter no carro ou quando começamos a pensar nas migalhas, ou nos líquidos que podem sujar os estofos. Por isso, deixamos aqui algumas sugestões e dicas que podem facilitar este planeamento e ajudá-lo/a a ter sempre “à mão” opções saudáveis, fáceis de transportar e que o/a vão saciar:


  • Frutos oleaginosos: nozes, amêndoas, castanhas do pará;

frutos oleaginosos_alimentos carro

  • Frutas secas e/ou desidratadas (poderá, por exemplo, fazer um mix deste tipo de frutas com os frutos oleaginosos referidos acima);

frutas secas_alimentos carro

  • Fruta fresca, escolhendo sempre as menos maduras e que tenham mais durabilidade como: maçã, pêra, uvas;

fruta fresca_ alimentos carro

  • Água, chá ou infusões, de preferência em bolsas térmicas para evitar o seu aquecimento em dias mais quentes e evitar que um recipiente mal fechado suje os estofos;

chás_alimentos carro

  • Algumas bolachas e/ou barras de cereais (pobres em açúcar e gordura) ou tortitas de milho/arroz;

bolachas_ alimentos carro

  • Vegetais crus (por exemplo, cenoura aos palitos, tomate cherry, pimentos aos palitos).

vegetais crus_alimentos carro

Mafalda Cunha
Nutricionista Estagiária Holmes Place Constituição

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags