Fitness: 5 exercícios para levantar os glúteos

Um glúteo tonificado é um dos principais objetivos de fitness para grande parte das mulheres.

Entre as muitas batalhas, na conquista de corpos mais saudáveis, mais bonitos e jovens, e na tentativa de retardar ao máximo a gravidade, nós mulheres temos uma parte do corpo pela qual lutamos imenso – os glúteos – como e que exercícios fazer para levantar os mesmos?

Primeiro, vamos entender um pouco, melhor, como é composto o glúteo.

O glúteo é composto, principalmente, por três músculos: Grande Glúteo, Glúteo medio e Glúteo mínimo, como está representado na figura.

gluteos anatomia

Neste artigo vamo-nos focar no Grande Glúteo.

Como sabem, os exercícios sozinhos não fazem efeito. Temos de aliar, sempre ao treino, uma dieta alimentar saudável e equilibrada. Nos nossos clubes, para além de podermos pedir ajuda a um Personal Trainer, temos várias aulas como: Body Pump, Total Condicionamento e MIB. Este último mais focado em exercícios para coxa e glúteos.

Mas que exercícios de fitness podemos fazer para levantar o Glúteo?

Existem muitos exercícios mas estes são os 5 exercícios que, definitivamente, levantam o glúteo.

No caso de ser iniciada, faça os exercícios com o peso do seu corpo. Num nível avançado, utilize halteres ou kettlebells e caneleiras.

1- Agachamento

agachamento gluteos


2 - Lunge estático

lunge gluteos


3 – Extensão da coxa em pé

flexão da coxa gluteos


4 – Shoulder Bridge

shoulder bridge gluteos


5 – Extensão da coxa em 3 apoios

flexao da coxa 3 apoios gluteos


O ideal é fazer exercícios para o glúteo, pelo menos duas vezes por semana intervalando com 48 horas de recuperação.

Bons Treinos!

Cláudia Domingues
Personal Trainer Holmes Place

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