Idade Metabólica

Sabe qual é a sua idade metabólica?

Qual é a diferença entre a idade metabólica e idade cronológica?

A idade cronológica é a sua idade em anos civis. A idade metabólica é um termo novo usado no setor da saúde e do fitness para descrever a aptidão total e a atividade metabólica. A idade metabólica é um número que resulta na comparação da sua taxa metabólica basal com a taxa metabólica basal média de outros indivíduos da mesma idade cronológica.

Definição da idade metabólica

A taxa metabólica basal é a quantidade de energia expressa em calorias que uma pessoa precisa para manter o corpo as funções vitais em repouso.

Todos os dias, o nosso corpo gasta uma quantidade significativa de energia (ou seja, de calorias) a respirar, garantir a circulação sanguínea, controlar a temperatura corporal, criar novas células, garantir a atividade neurocerebral, a contração dos músculos, entre outras funções.
Assim, a taxa metabólica basal, é a quantidade de energia que o nosso corpo necessita para suportar as suas funções vitais se, hipoteticamente, estiver na cama em repouso o dia inteiro. Em torno de 75% da energia que gasta no dia a dia serve apenas para manter o seu corpo a funcionar. A energia gasta com exercícios físicos é de apenas 10-15% e o resto é gasto na geração de calor.

A taxa metabólica basal é influenciada por vários fatores, por exemplo, o peso, altura, idade e sexo. Pessoas mais pesadas e mais altas têm uma taxa metabólica basal mais elevada, porque quanto mais massa tiver, mais combustível precisará para sustentar órgãos maiores. Quando se perde peso, a taxa metabólica basal diminui e requer-se menos calorias por dia. Pelo contrário, quando se ganha músculo mais pesado e denso, a taxa metabólica basal aumenta.
Além disso, a taxa metabólica diminui à medida que se envelhece, porque a massa muscular diminui entre 5 a 10 por cento a cada década após a idade de 30 anos.

Uma vez que a composição corporal é diferente entre homens e mulheres, estudos mostram que as mulheres têm uma taxa metabólica basal 5 a 10% menor do que os homens.
Como explicado antes, todos os componentes no nosso corpo requerem vários níveis de energia para serem mantidos. A gordura corporal requer muito menos energia do que os músculos (massa magra), pois é muito mais metabolicamente ativo e consequentemente requer mais gasto energético. Se compararmos dois indivíduos com o mesmo peso mas com diferentes percentagens de massa muscular e gordura, a pessoa com mais massa muscular terá uma taxa metabólica basal mais elevada e, portanto, uma idade metabólica inferior em comparação com aqueles com idade cronológica idêntica.


Como se calcula?

Taxa metabólica basal para homens
TMB = 66,5 + (peso x 14) + ( altura x 5) – (idade x 6,7) = resultado*
*Resultado x Nível de Atividade Físicas = quantidade de calorias para manter seu peso

Taxa metabólica basal para mulheres
TMB = 655 + (peso x 9,6) + ( altura x 1,8) – (idade x 4,7) = resultado*
*Resultado x Nível de Atividade Físicas = quantidade de calorias para manter seu peso
Obs: Os resultados são aproximados.

Em resumo: O exercício físico tem um papel fundamental no ganho e/ou manutenção de massa muscular, que por sua vez irá melhorar a sua idade metabólica. Além disso, controle a sua ingestão de calorias.

Thordis Berger
CMO - Chief Medical Officer - Portugal

Saiba qual é a sua idade real em: Calcular Idade


Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags