Saúde: Benefícios e receitas com café

No Dia Internacional do Café damos-lhe a conhecer os benefícios deste para a sua saúde e deixamos algumas receitas para o inserir na sua dieta alimentar.

O café é, atualmente, a bebida preparada mais consumida no mundo, sendo servidas cerca de 400 bilhões de chávenas por ano.
O tipo de café mais comum é o arábica, ocupando cerca de três quartos da produção mundial, seguido do robusta, que tem o dobro da cafeína contida no primeiro.

Os milhares de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos anos em torno de uma das bebidas mais consumidas no mundo chegaram à mesma conclusão: o café faz bem à saúde. Desde que bebido com moderação, os benefícios do café são muitos e diversificados.

cafe

  1. Numa investigação realizada na conceituada Escola de Medicina de Harvard, onde foram observadas mais de 193.000 pessoas, chegou-se à conclusão que quem bebia café de forma regular tinha um risco menor de vir a desenvolver diabetes (tipo 2), do que aquelas pessoas que não bebiam café. Mesmo as pessoas que bebem descafeinado têm uma maior probabilidade de desenvolver diabetes do que aquelas que bebem café normal.
  1. Alguns estudos sugerem mesmo que o café pode contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas. O “American Journal of Clinical Nutrition” contém um estudo que alerta para o facto de pessoas saudáveis com 65 anos ou mais, que bebiam 4 ou mais chávenas de café por dia tinham menos 53% de probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca.
  1. O café contém, também, compostos antioxidantes, que são responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida.
  1. Alguns estudos já foram mais longe e sugerem que o consumo regular e moderado de café pode diminuir o risco de vir a desenvolver doenças como litíase renal (pedra nos rins), cirrose, Parkinson, cancro no fígado, próstata e cólon.
  1. Para além de ser um diurético natural, o café pode ser um aliado na luta contra o excesso de peso. Baixo em calorias, acelera o metabolismo o que, por sua vez, aumenta a utilização da gordura como energia.
  1. O consumo diário e moderado de café pode ajudar a combater a depressão. Em muitos casos, tomar um café também pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça, aumentar os níveis de concentração e a memória. Adicionalmente, já foi ligado à demência, onde o consumo de café reduz o risco de desenvolver esta doença psicológica.
  1. Vários estudos apontam para o facto do consumo moderado desta bebida ser eficaz no controle da asma – basta saber que a maioria dos medicamentos existentes para o tratamento de asma contém elevadas doses de cafeína.
  1. Curiosamente, o café tem ainda benefícios para os dentes, ou seja, o composto Trigonellina, que confere ao café o seu aroma e sabor amargo, tem propriedades antibacterianas e anti-adesivas que previnem contra a formação de cáries dentárias.
  1. Tem uma ação descongestionante, sendo extremamente eficaz no combate às constipações.
  1. A cafeína é um poderoso aliado no que toca à resistência e performance desportiva, quer seja um atleta de alta competição, quer seja um praticante regular de algum tipo de atividade física. Para além disso, o café pode reduzir as dores musculares que muitas vezes aparecem após o treino.
Referências Bibliográficas:
• FAOSTAT Agriculture Data. Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.
• International Coffee Organization

RECEITAS:

Salada grega com molho cafeinado

salada grega

INGREDIENTES:
Para o molho:
• 1 colher (chá) de café torrado e moído
• 3 colheres (sopa) de azeite
• Sumo de 1/2 limão
• Sal a gosto

Para a salada:
• 100 g de queijo Feta cortado em cubos
• 1 pé de mini alface romana
• Rúcula baby a gosto
• 2 tomates cortados em 4
• 1 cebola roxa pequena cortada em rodelas
• Azeitona preta a gosto
• 1 pepino em rodelas

PREPARAÇÃO:
Comece pelo molho. Num recipiente com azeite, coloque o café torrado e moído, o limão e o sal. Faça uma salada com as folhas, o pepino, o queijo, os tomates, a cebola e as azeitonas. Regue com o molho na hora de servir.


Tomate com cuscuz e café orgânico

receita cuzcuz

INGREDIENTES:
• 1 copo (200ml) de couscous
• 4 tomates grandes inteiros sem a parte interna
• 1 colher (sobremesa) de café torrado e moido (coado em 100 ml de água)
• Pimentão amarelo picado a gosto
• Hortelã picada a gosto
• Sal, azeite e pimenta a gosto

PREPARAÇÃO:
Coloque o cuscuz de molho no café recém-preparado por 10 minutos.
Se o cuscuz não estiver amolecido, coloque mais 100 ml de água e ferva por 2 minutos ou até o cuscuz ficar al dente. Tempere com pimentão, azeite, sal e hortelã. Recheie os tomates.

Equipa de Nutricionistas do Holmes Place

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags