10 snacks de verão com menos de 100 calorias

O verão acaba este mês mas ainda vai a tempo de experimentar os snacks saudáveis e pouco calóricos que lhe propomos.

É no verão que, por norma, o apetite tende a reduzir devido ao calor e a necessidade de nos mantermos o mais fit possível aumenta com a praia. Nesta altura do ano chega a necessidade de comermos de uma forma ainda mais saudável e em doses mais controladas. Nada melhor que 10 snacks saudáveis e com menos de 100 calorias, para a dieta não ficar comprometida. Experimente-os!

1. GELATINA DE IOGURTE (MIMOSA OU CORPOS DANONE)

gelatina de iogurte

Ingredientes:

o Gelatina light instântanea;
o 100gr de queijo quark (0% MG)
o 120ml de água (40ml a ferver, 80ml fria);
o Opcional: fruta cortada.

Modo de preparação:

Dissolver a gelatina em 200ml de água a ferver. Misturar bem e juntar 400ml de água fria. Juntar o queijo quark e misturar muito bem com um fouet.
Levar ao frio até solidificar.


2. PIPOCAS FEITAS COM ÓLEO DE CÔCO

pipocas

Ingredientes:

o 15 g de milho;
o 1colher de chá de óleo de côco;
o Três colheres de sopa de água;
.
Modo de preparação:

Colocar todos os ingredientes em um recepiente de vidro para microondas;
Misturar bem;
Cobrir com papel celofane;
Fazer 4 furos com o auxílio de um garfo;
Coloque por 4 minutos no micro-ondas.


3. TREMOÇOS

tremoços

Ingredientes:

o 25 gramas.


4. POPS DE BANANA E CHOCOLATE

pops de banana e chocolate

Ingredientes:

o Meia banana;
o 10 Gr chocolate preto mín 70% derretido;
o Um pauzinho de gelado;
o Toppings opcionais: flôr de sal, sementes de sésamo, pólen, sementes a gosto, frutos secos triturados, bagas goji, côco ralado, etc.

Modo de preparação:

Corte a banana a meio e espete um pauzinho em cada metade;
Molhe no chocolate derretido, decore com os toppings e congele, pelo menos, durante 3 a 4 horas.


5. POPS DE ABACATE E MANGA

pops de abacate e manga

Ingredientes:

o Uma colher de sopa de um abacate médio, maduro;
o Uma colher de café de mel;
o Frutos vermelhos;
o Lima qb.

Modo de preparação:

Comece por triturar os abacates com o mel e sumo de lima;
Reserve numa taça e, com o mesmo processador de alimentos, triture os frutos vermelhos;
Coloque 2/3 do creme de abacate nos moldes de gelado, de seguida divida o creme de frutos vermelhos e termine com o restante creme de abacate. No final, dê algumas voltas com o cabo de uma colher para criar um efeito marmoreado e insira um pauzinho em cada forma;
Leve ao congelador durante, pelo menos, 5 horas ou de um dia para o outro;
Para desenformar, segura no pauzinho e molha o molde em água morna durante uns segundos. Deverás conseguir desenformar facilmente.

6. TOMATE E MOZZARELLA

tomate e mozarella

Ingredientes:

o Tomate;
o Uma fatia de queijo mozzarella;
o Manjericão;
o Azeite e orégãos qb.


Modo de preparação:

Dispor no prato como desejar.


7. SNACK DE BOLACHAS MARINHEIRAS COM QUEIJO E FRUTOS SECOS

bplachas marinheiras

Ingredientes:

o Uma bolacha marinheira;
o ¼ de queijo fresco;
o Um tomate cherry;
o Uma folhinha de manjericão;
o Uma amendoa;
o Sal e pimenta.

Modo de preparação:

Dispôr como desejar.


8. SNACKS DE MAÇÃ

snacks de maçã

Ingredientes:

o Uma fatia de maçã desidratada;
o Queijo mozzarella;
o Uma fatia de pêssego desidratado;
o Frutos vermelhos;
o Uma Amendoa;
o Manjericão.

Modo de preparação:

Colocar a mozzarella (apenas o suficiente para cobrir) em cima da fatia de maçã desidratada e em seguida dispôr por cima os restantes ingredientes.

9. PUDIM DE CHIA

pudim de chia

Ingredientes:

o 200 ml de bebida de amêndoa;
o Três colheres de sopa de sementes de chia;
o Uma colher de chá de canela em pó a gosto.

Nota: pode adoçar com um pouco de stevia.·.

Modo de Preparação:

Misture todos os ingredientes, deixe hidratar durante cerca de cinco minutos e volte a mexer. Depois da mistura estar mais espessada, coloque o conteúdo num recipiente com tampa, feche e deixe no frigorífico durante cerca de 8-12 horas;
Sugiro normalmente deixar hidratar durante a noite para consumir no dia seguinte;
Pode aquecer a bebida de amêndoa previamente para acelerar o processo de hidratação das sementes;
Sugestão: pode adicionar 1/4 de folha de gelatina dissolvida em água quente, uma colher chá de gelatina em pó neutra ou Agar-agar, ajudando a ficar ainda mais consistente.
Pode servir o pudim acompanhado de frutas frescas picadas ou batidas, ou optar por adornar com fruta cozida ou em puré. Os frutos secos também combinam muito bem com esta mistura.

  1. CHIPS DE COUVE

chips de couve

Ingredientes:

o Couve;
o Duas colheres de sopa de azeite;
o Dois dentes de alho picados;
o Sal marinho e pimenta qb;
o Uma colher de chá de sementes de sésamo tostadas.

Modo de preparação:

Pré aquecer o forno a 180º;
Lavar bem a couve remover os talos e cortar as folhas. Temperar com o azeite, o alho, sal e pimenta numa taça;
Espalhar num tabuleiro de forno. Assar por 15-20 min, mexendo de cinco em 5 minutos. Polvilhar com as sementes de sésamo antes de servir.

Referências Bibliográficas:
http://www.littlerustedladle.com. Acedido a 27 de junho de 2016.
http://mycasualbrunch.blogspot.pt. Acedido a 27 de junho de 2016.
http://www.nit.pt. Acedido a 28 de junho de 2016.
http://www.lemonaid.pt. Acedido a 27 de junho de 2016.
http://www.wholefoodsmarket.com. Acedido a 28 de junho de 2016.

Vasco Archer de Carvalho
Nutricionista Holmes Place 5 de Outubro

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