3 exercícios de fitness para combater a artrose

Sofre de artrose? Saiba que exercícios de fitness podem ajudar a minimizar os danos desta doença.

A artrose – também conhecida por osteoartrite - é uma doença degenerativa que pode afectar todas as articulações do corpo. O que causa esta doença é o desgaste de uma ou mais articulações.

A artrose pode ser explicada da seguinte forma:

  • O que possibilita o movimento dos ossos uns sobre os outros é a cartilagem (membrana fina elástica que cobre os ossos nos seus pontos de junção).
  • Com o passar dos anos, essa membrana sofre desgaste ou ruturas, podendo ocorrer inchaço, dor e rigidez. A artrose – sendo mais comum nas mulheres - surge com o envelhecimento, sendo que, aos 70 anos de idade é normal já se apresentarem alguns sinais próprios da doença.

Então, o que fazer? Hoje em dia, o exercício físico específico é olhado com unanimidade como a principal solução para minimizar os danos decorrentes desta patologia.
Por isso, será importante descrever alguns dos exercícios mais apropriados para o efeito. Em boa verdade, serão aqueles que, através da sua prática, podem subtrair o excesso de peso que a estrutura faz sobre a cartilagem, reduzindo a inflamação na articulação lesada, além de fortalecer a musculatura que a rodeia.

Sendo a hidroginástica e o pilates bons complementos ao trabalho específico, é importante ressalvar que só a especificidade pode trazer o indivíduo para patamares de qualidade de vida máxima adaptados à faixa etária correspondente.

Abaixo, aconselhamos 3 exercícios de fitness fundamentais para a melhoria desta doença:

Agachamento

agachamento artrose

Um dos movimentos indissociáveis para quem é ativo. De facto, em média sentamo-nos e levantamo-nos 40 vezes ao dia. Para reduzirmos o impacto nas estruturas articulares presentes neste movimento (tornozelo, joelho, anca e coluna) precisamos de, além de aprender a técnica certa para o efetuar, reforçar os músculos que as circundam. O agachamento é o exercício ideal para isso.

Walkout pushup

pushup artrose

Excelente para ganhar mobilidade em todo o corpo para libertar a pressão excessiva das mesmas. O movimento de desenrolar/enrolar da coluna (acompanhada de respiração sincronizada) em comunhão com o exercício de pranchas, conferem a este exercício uma riqueza ímpar para quem precisa de proteger a coluna ou ganhar mobilidade no corpo.


Peso morto

peso morto emagrecer_final

Um dos exercícios mais incompreendidos mas dos mais importante para corrigir desequilíbrios corporais. O segredo está em aprender bem a técnica e adaptar ao nível do aluno. Caso seja necessário fazê-lo sem carga adicional durante muito tempo, assim seja. Os ganhos são incomparáveis.

Nuno Cerdeira Ribeiro
Master Trainer Holmes Place

Temos uma oferta* especial para si. Preencha o formulário abaixo.


Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Exclusivo: Oferta de 2 dias para 2 pessoas

Preencha os seus dados

Categoria Tags