5 Alimentos indispensáveis na perda de peso

A Nutrição é um dos factores mais importantes para a nossa saúde, sendo reconhecido que o que comemos pode influenciar a forma como nos sentimos, a nossa capacidade de concentração, a nossa capacidade de apreciar a vida, a nossa resistência a infecções e o risco de contrairmos doenças graves.

Uma alimentação equilibrada em calorias, combinada com exercício físico regular, reduz a probabilidade de excesso de peso.
Neste contexto existem alimentos indispensáveis que, devido à sua riqueza nutricional, poderão potencializar a sua dieta e ajudar a perder peso de forma mais rápida.1
Entre estes alimentos destacam-se:


Chia
A semente de chia, uma semente com propriedades nutritivas especiais que foi muito consumida por civilizações antigas como a Asteca no México, principalmente por quem precisava de força e resistência física. 2,3

Entre os principais componentes nutricionais estão as fibras, o cálcio, o magnésio,o potássio, a proteína e o ómega-3. Deste modo, fornece energia, promove a saciedade, conduzindo à redução dos níveis de açúcar no sangue e regula o trânsito instestinal, o que a torna interessante para quem procura emagrecer.4


Chá Verde
O chá é uma bebida amplamente utilizada, sendo a segunda bebida mais consumida no Mundo, a seguir à água. De entre uma variedade de efeitos benéficos à saúde, atribuídos ao consumo do chá verde, tem sido dada muita atenção ao seu efeito na redução da gordura corporal, uma vez que acelera o metabolismo, facilitando a queima da gordura corporal.
O chá verde é ainda rico em polifenóis que reforçam as artérias, diminuem a taxa de colesterol LDL e bloqueiam a acumulação de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos devido ao seu poder anti-inflamatório. 5,6


Maçã
A maçã constitui um alimento de baixa densidade calórica, extremamente rica em fibra (pectina) e polifenóis, antioxidantes encontrados principalmente na casca da maçã, que melhoram o nível de metabolismo dos lípidos e reduzem a produção de moléculas inflamatórias associadas ao risco cardíaco.
Para além destes constituintes, possui vitaminas A e C, ferro, cálcio, magnésio, potássio e flavonóides, que auxiliam na prevenção de doenças cancerígenas, na melhoria da taxa de glicose em diabéticos de tipo dois, na redução do colesterol e que, ainda, ajudam a emagrecer. 7,8


Salmão
Peixes gordos, como a sardinha, o atum, salmão e cavala são ricos em ácidos gordos ómega 3, um tipo de gordura benéfica em relação ao nível de colesterol, funcionamento cerebral e ocular.
O peixe tem sempre menos gordura do que a carne e a gordura que tem não é saturada pelo que o consumo recomendado é de, pelo menos, duas vezes por semana.9,10


Brócolos
A maior parte dos legumes e hortaliças têm naturalmente um baixo valor calórico e uma quantidade de gordura reduzida, e como contêm muita água e diferentes tipos de fibras alimentares dão, aquando do seu consumo, uma sensação de saciedade.

Os brócolos são conhecidos pelos seus poderes de prevenção de cancro devido à sua riqueza em vitaminas e minerais como vitamina C, betacaroteno e ácido fólico. Constituem um excelente fornecedor de fibra com menos de 30 calorias por porção, contribuindo para a manutenção de peso.11,12




Referências Bibliográficas:

  1. Deen, Darwin; Hark, Lisa. Saúde e Nutrição. Porto - 2005.
  2. Bishop PA; Casey JC; Illian TG. Omega 3 Chia seed loading as a means of carbohydrate loading. Journal of Strength and Conditioning Research. 2011 Jan; 25(1):61-5.
  3. Boon Kee Beh; Norlaily Mohd Ali; Sheau Wei Tan; Soon Guan Tan; Swee Keong Yeap and Wan Yong Ho. The Promising Future of Chia, Salvia hispanica L. Journal of Biomedicine and Biotechnology. 2012: 171956. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3518271/

4.http://www.samvarner.com/info/wellness-tips/item/203-chia-seeds-natures-superfood.html

Sara Tomás - HP Quinta da Fonte

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