A ciência da Felicidade

Veja as 5 coisas que as pessoas que são felizes normalmente fazem. Faz alguma delas?

Não é surpreendente que as pessoas que são mais felizes não são necessariamente aquelas que têm mais bens materiais ou que ambicionam tê-los. A felicidade, tal como a vida real nos mostra vezes sem conta, não pode ser encontrada ou vir de fora, existe dentro de nós. Por este motivo, o caminho para a felicidade passa por uma transformação interior.

Num estudo credível de 1978, feito pela Universidade Northwester nos Estados Unidos, ficou provado que a felicidade não estava relacionada com eventos externos. Foram utilizados 2 grupos para este estudo, o primeiro com vencedores de lotarias e o segundo com vítimas de acidentes graves. Os resultados demonstraram que, quando questionados em relação ao prazer que retiravam das suas atividades diárias, os vencedores de lotarias tinham menos prazer e uma insatisfação geral, em relação às vítimas de acidentes.

Os nossos objetivos para ter mais dinheiro ou promoções, podem acabar por ser um objetivo errado se o que se pretende é obter felicidade. Então como podemos ser felizes? A melhor forma é olhar para o que fazem as pessoas felizes e aprender com a sua experiência:

Encontre tempo: A meditação é o caminho mais direto para encontrar a paz interior, construir um diálogo consigo próprio e ser capaz de convidar felicidade para o seu dia a dia. É o estado de bem-estar que lhe irá oferecer a solução para se sentir completo(a) e equilibrado(a) com o mundo, apenas ao se sentir confortável na sua própria pele. A meditação é um exercício por isso necessita de tirar alguns minutos do seu dia para exercitar o seu cérebro.

Seja agradecido: Todos os dias temos pequenos momentos que podem ter bastante significado mas que ficam esquecidos perante tantos outros que ocupam a nossa vida agitada. Se não consegue tirar o tempo para apreciá-los quando acontecem, pelo menos volte a pensar neles quando tiver um pequeno momento para si.

felicidade_texto

Pertença: Ter o sentido de pertença é provavelmente uma das experiências humanas mais gratificantes. Isso é o que nos leva a procurar pessoas com a mesma mentalidade. Ir para um local onde encontre pessoas com interesses similares, como por exemplo aulas de yoga, treino ou natação, é uma forma de sentir a ligação que vos move. Claro que há outros sítios onde pode ir e atividades que pode apreciar no sentido de se sentir parte de uma comunidade.

Prazer: O prazer pode parecer apenas uma parte da experiência de se sentir feliz mas é bastante importante. Quando completa o seu treino e realmente suou e sente-se psicologicamente cansado, o seu cérebro irá oferecer-lhe uma recompensa. A libertação de endorfinas é a altura de sentir o bom momento que sentem as pessoas naturalmente “viciadas” na corrida ou exercício. Por este motivo, treinar de uma forma constante irá treinar o cérebro a contar com a recompensa química e natural e o seu corpo e mente irão agradecer-lhe.

Hábitos: Criar hábitos é uma forma de sentir uma segurança e certeza na nossa vida diária. Isto dará uma sensação de conforto, e para muitos, está associado à felicidade e contentamento. Outra variação da felicidade, preenchida de entusiasmo, irá ocorrer na altura em que a rotina é quebrada. Experimentar e desfrutar de novas coisas é uma excelente forma de manter a felicidade no seu dia a dia.

Holmes Place Internacional

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!


Categoria Tags