A perspetiva médica sobre os suplementos alimentares

Deverá tomar suplementos? Ao que deve estar atento(a)? Saiba qual a perspetiva médica em relação aos mesmos.

Frequentemente, os atletas procuram uma nutrição alternativa para atingirem o seu desempenho ideal, mas nem tudo o que existe no mercado é útil ou necessário.

Eis algumas dicas e informações (do ponto de vista médico) sobre os suplementos mais comuns.

O que é um suplemento?

Um suplemento (alimentar) é algo adicionado à dieta, geralmente para compensar uma deficiência nutricional como, por exemplo, Vitaminas, Aminoácidos, Minerais.

Idealmente, deve ser usado juntamente com uma nutrição bem equilibrada.

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Alguns dos suplementos mais utilizados são os suplementos proteicos.

A proteína é um nutriente necessário que todos nós precisamos para funcionar corretamente. Tanto atletas como indivíduos sedentários precisam de obter proteína em quantidades adequadas.

A seguinte informação poderá ser útil para os atletas que estão a considerar se devem ou não tomar suplementos proteicos:

Os suplementos de proteínas vêm normalmente na forma de pós solúveis, batidos ou barras. Geralmente contêm 20-30 gramas (g) de proteína por porção, o que é semelhante à quantidade contida em 85-110 g de peito de frango

O amendoim, amêndoa e castanha de caju contêm mais de 20 g de proteína por 100 g de porção.

• O iogurte tradicional tem 7 g de proteína / 170g de porção, enquanto o iogurte grego fornece 17 g e o requeijão tem 21 g.

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Outro suplemento bastante procurado para manter o ritmo durante a prática de exercícios de alta intensidade, como sprints ou levantamento de peso, é a creatina.

Deverá saber que:

• A creatina é armazenada no músculo esquelético e ajuda a reabastecer trifosfato de adenosina durante atividades de esforço máximo de curta duração.

• O corpo requer cerca de 1 g de creatina ingerida / dia, que pode ser encontrado em 2-3 porções de carne ou peixe.

O que dizem os estudos?

A esmagadora maioria das reivindicações iniciais dos fabricantes de suplementos em relação à construção de músculo, perda de peso ou aumento de desempenho são exageradas após uma investigação mais aprofundada.

O número de estudos sólidos e bem designados para apoiar o uso de suplementos em atletas é escasso. Muitos estudos não levam completamente em conta as dietas dos participantes do estudo, e por isso é difícil determinar se um benefício realmente veio de um suplemento.

Conclusão

Fale com o seu médico sobre todas as vitaminas ou outros suplementos que esteja a tomar. A conversa poderá ajudar o seu médico a entender as suas preferências e a desenvolver um plano de tratamento ou de nutrição. Além disso, deve ser realçado que existem precauções para a toma concomitante para alguns medicamentos e suplementos. Tomar em simultâneo ginkgo biloba e vitamina E, por exemplo, pode aumentar o risco para hemorragias.

A adesão aos princípios fundamentais de treino, repouso e nutrição continua a ser a melhor maneira para que os pacientes alcancem metas de aptidão física e a aparência desejada.

Referências Bibliográficas:
http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2016/06/24/peds.2016-1300
Thordis Berger
CMO - Chief Medical Officer - Portugal

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