A saúde na Europa

Como está a saúde na Europa?

O European Social Survey (ESS) é um inquérito transnacional de cariz académico que tem sido realizado de dois em dois anos desde 2001. O ESS mede atitudes, crenças e padrões de comportamento de populações diversas em mais de trinta países, e o último foi publicado em Outubro passado.
Os autores constatam que a promoção de estilos de vida saudáveis, por si só, não parece ser uma estratégia suficiente para reduzir os problemas de saúde, e, como tal, deverão ter o apoio de políticas de redistribuição de rendas e melhores condições de trabalho.

Depressão e dores de cabeça

depressao_saude

As mulheres são muito mais propensas que os homens a relatar sintomas de depressão e dores de cabeça severas. Em todos os 21 países europeus, as mulheres relataram mais sinais de depressão do que os homens, com alguns países a apresentar grandes discrepâncias entre os sexos.
As maiores discrepâncias são encontradas em Portugal (30,9% das mulheres em comparação com 15,8% dos homens), na Polónia (25,3% em comparação com 11,3%), em Espanha (24,7% em comparação com 12,8%) e na Alemanha (20,2% em comparação com 9%).

Tabagismo

tabagismo_saude

Há uma diferença significativa entre os géneros se olharmos para as atuais taxas de tabagismo: as 13 maiores taxas de fumadores são do sexo masculino, sendo os homens da Lituânia (48,8%) e da Hungria (41,3%) os mais propensos a fumar.
O relatório conclui que as taxas de fumadores são muito mais baixas no norte da Europa, Reino Unido e Irlanda e consideravelmente mais elevadas entre os homens na Europa Central e Oriental.
A Suécia tem o mais baixo número de fumadores: menos de 15% da população.
Entre os fumadores atuais, a percentagem que fuma mais de 20 cigarros por dia, é particularmente elevada na Áustria, na Polónia e em Israel.

Excesso de peso/obesidade

excesso de peso_saude

Em todos os países da Europa, os homens são muito mais propensos a apresentar excesso de peso do que as mulheres: os níveis mais altos são 67,4% na República Checa, 63,8% na Hungria e 61,2%, na Eslovénia.
As taxas mais baixas de pessoas que se consideram acima do peso normal ou obeso podem ser encontradas entre as mulheres na Suíça (29,9%), na Dinamarca e na Áustria (com 38,9% em cada pais).

Exercício físico

exercicio fisico_saude

Portugal é classificado como o último na lista dos 21 países no que se refere a exercício físico. Apenas 13 por cento dos homens portugueses e pouco mais de 11 por cento das mulheres portuguesas realizam exercício físico regularmente, segundo o relatório.
No extremo oposto da escala, encontram-se a Finlândia, Noruega, Suécia e Irlanda.

Álcool

alcool_saude

Analisando a quantidade de álcool consumido na Europa, conclui-se que os homens consomem quase o dobro das mulheres. Além disso, o consumo por dia durante o fim de semana é quase duas vezes superior ao consumo durante a semana.
O número de unidades de álcool consumido é particularmente elevado na Irlanda enquanto as taxas mais baixas se encontram em Israel, Europa Central e Oriental (especialmente entre as mulheres).

Estes resultados fornecem informação valiosa para académicos e responsáveis políticos, revelam diferenças surpreendentes e sugerem possíveis razões para estas discrepâncias. Os autores esperam que os dados recolhidos forneçam novas oportunidades para uma maior cooperação entre as ciências sociais e médicas.

Para mais informação, ver:
http://www.europeansocialsurvey.org/
Thordis Berger
CMO - Chief Medical Officer - Portugal
Holmes Place Health Clubs

Temos uma oferta especial para si. Preencha o formulário abaixo.


Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Exclusivo: Oferta de 2 dias para 2 pessoas

Preencha os seus dados

Categoria Tags