Abdominais no pós-parto... Alerta!

Quando uma mulher procura um ginásio para recuperar do parto pretende ver logo um resultado imediato e voltar a ter a sua barriguinha lisa, bem definida e bonita.

Depois de um parto o abdominal ainda se encontra proeminente e pode demorar até cerca de 9 meses para que volte ao normal. É preciso lembrar que dentro deste esteve um recém-nascido e, por sua vez, encontra-se um útero dilatado que se assemelha a um balão. É preciso tempo para que tudo volte ao normal mas há atividades físicas que a mulher pode realizar para acelerar o restabelecimento, a reorganização e o equilíbrio dentro da cavidade abdominopélvica.

Os abdominais ditos tradicionais não são os mais adequados pois produzem pressão intra-abdominal e pélvica contribuindo para que as vísceras sejam empurradas para baixo. Como a recente mamã ainda não tem capacidades físicas para sustentar tudo, devido à hormona que relaxa os músculos para o bebé nascer, os abdominais tradicionais podem gerar hérnias abdominais, hiato, inguinais e crurais, bem como outras patologias associadas tais como, prolapso do útero, vagina ou ânus e incontinências urinárias. Para que tal não aconteça a longo prazo é necessário que a recente mamã faça os exercícios corretos para uma boa recuperação e para voltar a ter tudo no sítio certo.

Os abdominais mais adequados para este tipo de população são os que constam na Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH); tonificam os músculos da faixa abdominal e pélvica com a ajuda dos músculos da respiração (ex. diafragma), evitando os conhecidos efeitos negativos sobre o pavimento pélvico; englobam posturas e movimentos que visam a diminuição da pressão nas cavidades torácica, abdominal e pélvica.

Os exercícios hipopressivos fazem-se, tal como o nome indica, criando uma diminuição da pressão intra-abdominal (hipopressão); este efeito de vácuo aspira as vísceras para cima, não as empurrando contra o pavimento pélvico, ao mesmo tempo que se tonifica de modo cientificamente comprovado a parede abdominal.
A mãe deve iniciar a atividade física quando o médico recomendar e pode realizar a GAH 20 minutos por dia, todos os dias da semana.

Paula Santos - Master Trainer,
Holmes Place Amoreiras

Quero fazer uma marcação

Contacte-nos

Categoria Tags