Alimentos que fazem bem ao coração

Proteja o seu coração através de uma dieta alimentar equilibrada.

A doença cardiovascular é uma doença crónica e silenciosa na qual, geralmente, só ocorrem sintomas em estados avançados. Esta continua a ser a principal causa de morte prematura na Europa, estando fortemente relacionada com o estilo de vida, especialmente com o consumo de tabaco, hábitos dietéticos pouco saudáveis, inatividade física e stress psico-social.

A adoção de uma dieta alimentar saudável é fundamental para controlar fatores de risco como o colesterol sérico, pressão arterial, triglicerídeos, peso e diabetes. Assim é fundamental ingerir:

frutas e vegetais

  • Frutas e vegetais: Dado serem fontes de potássio, fibra e antioxidantes é recomendada a ingestão de pelo menos 200 g de fruta (2-3 porções) e 200 g de vegetais (2-3 porções) por dia.

peixe

  • Peixe: O efeito protetor é atribuído essencialmente à sua composição em ómega 3, sendo recomendável comer peixe pelo menos três vezes por semana, e pelo menos uma vez peixe rico em ácidos gordos (salmão, atum, cavala e a sardinha).

vinho tinto

  • Vinho tinto: Devido ao efeito dos polifenóis (especialmente do resveratrol), pode ser consumido com moderação (até 2 copos de 1,5 dl para homens e 1 copo de 1,5 dl para mulheres).

fitoesterois

  • Alimentos ricos em fitoesteróis: Nozes, sementes, soja, cereais como milho, trigo, farelo de arroz, frutas e vegetais como laranja, beterraba, espargos, couve flor… são eficazes na redução de colesterol LDL.

É ainda fundamental reduzir o consumo de sal, carnes gordas, bolachas, bolos, laticínios gordos e refrigerantes.

Rita Pereira e Andreia Martinho
Dietistas Holmes Place Dolce Vita Tejo
Referências bibliográficas:
Recomendações Europeias para a prevenção da doença cardiovascular na prática clínica

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