Aprenda a baixar a tensão arterial

Segundo o Observatório Global Health mais de 40% dos adultos sofrem de pressão alta, ou hipertensão.

Quando não é tratada, a hipertensão pode danificar os rins, levando a um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, ou a insuficiência cardíaca.

A pressão arterial elevada é definida como o número mais alto ou pressão arterial sistólica média de 140 mmHg ou superior e/ou o número inferior ou pressão arterial sistólica média de 90 mmHg ou superior. Não há cura para a pressão arterial elevada. No entanto, existem uma série de alterações que pode fazer para reduzir a sua pressão arterial ou prevenir/ retardar o desenvolvimento da mesma. Melhorar o seu estilo de vida também melhora a eficácia dos medicamentos para pressão arterial.

Faça uma dieta equilibrada e com pouco sal

A sua dieta alimentar deve concentrar-se em frutas, vegetais, outros alimentos ricos em potássio e produtos lácteos com baixo teor de gordura e com um teor reduzido de sal.
Reduzir o consumo de sal, reduz o risco de pressão arterial elevada em pessoas propensas a desenvolver a doença e das que tomam medicação. Pode ainda prevenir problemas cardíacos para os indivíduos com excesso de peso.
A maneira mais simples para limitar o consumo de sal é comprar alimentos frescos em vez de alimentos embalados ou processados. Quando comprar alimentos embalados, escolha sempre os produtos sem temperos ou molhos adicionados. Adquira o hábito de ler os rótulos dos alimentos para que saiba exatamente o que está a colocar no seu corpo. Para dar sabor à sua comida, opte por especiarias ou ervas em vez de sal. Se está a ter problemas para fazer uma drástica redução de sódio, faça uma redução gradual para o seu paladar se começar a habituar.


Beber álcool com moderação

A ingestão regular de álcool pode aumentar a pressão arterial de forma significativa. Se beber, limite-se a uma bebida por dia para mulheres e duas doses por dia para homens (já que o álcool afeta a saúde das mulheres de forma diferente do que os homens). Uma bebida é igual a um copo de quatro onças de vinho, uma cerveja de 12 onças, 1,5 onças de licor ou uma onça de bebidas destiladas. Se bebe de forma regular, reduza a ingestão lentamente ao longo de várias semanas para baixar a pressão arterial de forma lenta de forma a evitar o choque com o seu corpo.


Manter uma rotina regular de exercícios

A pressão arterial está normalmente ligada ao peso. Indivíduos com sobrepeso são muito mais propensos a ter pressão arterial elevada do que os indivíduos com um peso saudável. Exercitar-se regularmente, em conjunto com uma dieta saudável, vai ajudá-lo(a) a perder peso e, consequentemente, baixar a pressão arterial. Os melhores tipos de exercício para baixar a pressão arterial incluem caminhadas, jogging, ciclismo, dança e natação. O treino de força também pode ser benéfico. Esforce-se para praticar 30 minutos de atividade física, quatro ou cinco dias por semana, mantendo uma rotina regular para atingir um nível consistente de pressão arterial normal.

Vigie os seus níveis de stress

O stress crónico contribui fortemente para a pressão arterial elevada. Também pode aumentar a sua pressão arterial quando reage ao stress nas alturas em que come fast food, bebe álcool em excesso ou fuma. Conheça as causas do seu stress e depois trabalhe para eliminá-las ou reduzi-las.
Para a maioria dos pacientes com pressão arterial elevada, o prestador de cuidados de saúde irá prescrever medicação para a pressão arterial além de mudanças de estilo de vida.
No ginásio pode encontrar um plano específico para baixar a pressão arterial e para aumentar o bem-estar geral.

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