Asma e Exercício Físico

Devem os asmáticos praticar exercício físico?

A Asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Nos indivíduos mais suscetíveis, a inflamação causa episódios frequentes de tosse, aperto no peito e dificuldades na respiração. Esta inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos como alergénios, irritantes químicos, fumo de tabaco, ar frio/quente, entre outros.

Asma, o que acontece?
Nesta patologia existe uma inflamação ou um inchaço das paredes internas dos brônquios.
A inflamação faz com que os músculos que envolvem os brônquios tenham maior facilidade na sua contração, tornando-os muito sensíveis. Os brônquios, ao reagir a substâncias irritantes ou algo a que a pessoa é alérgica, tornam-se mais estreitos, o que faz com que o ar entre e saia dos pulmões com maior dificuldade. Consequentemente na asma, expirar é mais difícil do que inspirar.


Os asmáticos devem praticar exercício físico?

asma e exercicio 01

As atividades físicas motoras são importantes para a saúde física e mental dos pacientes de todas as idades, mas o asmático sente-se muitas vezes menos capaz por falta de prática e não por incapacidade física.

A participação ativa e regular em programas de atividade física pode aumentar a tolerância ao exercício e a resistência, com menor desconforto. Com o exercício físico regular existe uma redução do broncoespasmo e uma melhor qualidade de vida.

asma e exercicio 02

Uma orientação adequada proporciona também inúmeros benefícios, entre os quais a melhoria da mecânica respiratória, prevenção e correção de alterações na postura, melhoria da condição física geral e prevenção de outras complicações a nível pulmonar.

Durante a prática de fitness é necessário ter alguns cuidados. É importante que a pessoa asmática traga sempre consigo a medicação broncodilatadora inalatória, no caso de alguma eventualidade.
O asmático deve ainda realizar um pequeno aquecimento, antes da parte fundamental do seu treino, e um retorno à calma no final, com, por exemplo, alguns alongamentos.

asma e exercicio 03

Assim, subentende-se que a prática regular de exercício físico proporciona não só um bem-estar físico e mental como uma melhor qualidade de vida para o asmático.

Glossário:
• Brônquios – tubos que levam o ar aos pulmões.
• Broncoespasmo – Dilatação das paredes e dos brônquios que impedem a passagem do ar até aos pulmões.
• Medicação broncodilatadora inalatória – Bomba da asma, ou outros medicamentos que inibam o broncoespamo.
Joana Coroado
Personal Trainer no Holmes Place Algés

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags