Chá de gengibre: benefícios saúde e perda de peso

Descubra porque é que deve incluir o chá de gengibre na sua dieta alimentar.

O chá de gengibre apresenta inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que possuí atividade antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena, melhorando também a digestão. Além de todos estes beneficios, tem ainda um efeito muito positivo no excesso de peso, promovendo o emagrecimento de forma saudável. Por estes motivos, o chá de gengibre demonstra ser um ótimo aliado para quem procura um estilo de vida mais saudável.


O gengibre é uma planta da família Zingiberaceae e é uma especiaria proveniente da Índia, comummente utilizada há mais de 2000 anos. Além de potenciar os sabores e aromas das preparações culinárias, o gengibre possuí ainda um leque de propriedades medicinais e farmacológicas, que o tornam um ingrediente de excelência. Estas propriedades resultam dos seus constituintes, de entre os quais se destacam os compostos polifenólicos e as catequinas, proporcionando ao gengibre uma atividade antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena, e promovendo uma melhor digestão através da estimulação do efeito dos diversos sucos do trato gastrointestinal. A atividade antioxidante poderá também melhorar a regulação dos níveis de açúcares no sangue (metabolismo glicémico) e melhorar o perfil lipídico (colesterol). Além destas, ainda apresenta diversas funções farmacológicas, tais como impedir a agregação das plaquetas e fortalecer o sistema imunitário (modular a função dos macrófagos). Por todos estes motivos, em alguns sistemas de saúde, o gengibre é utilizado no tratamento de artrites, reumatismo, entorses, dores musculares, dores de garganta, cãibras, febre e doenças infeciosas, uma vez que todas estas situações envolvem a inflamação.

Por outro lado, o chá é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, ficando apenas atrás da água. Também a existência de polifenóis no seu conteúdo tem demonstrado inúmeros benefícios para a saúde, nos quais também se inserem as catequinas, pois conferem ao chá atividade antioxidante, anticancerígena, antimicrobiana, antiviral, anti-inflamatória e antidiabética.

Quando associados, o gengibre e o chá atuam sinergicamente, potenciando a atividade de ambos, e, por isso, potenciando os seus efeitos benéficos à saúde, salientando que o chá de gengibre em si terá um efeito mais positivo que o gengibre e o chá em separado.

No que respeita à dieta alimentar e ao excesso de peso, o chá de gengibre pode atuar de duas maneiras diferentes; Por um lado, as escolhas alimentares pobres e um elevado tecido adiposo (gordura corporal) são mais propícios a ativar o sistema imunitário e aumentar a inflamação e a dor, neste caso, o chá de gengibre irá intervir na redução da dor e da inflamação em indivíduos que sofrem de dores crónicas e outras doenças mediadas pela inflamação. Por outro lado, este pode atuar ao nível do emagrecimento, onde já demonstrou ter um papel proativo e isso deve-se às catequinas presentes nesta bebida pois estas têm um efeito termogénico. Este efeito aumenta a taxa metabólica, promovendo por isso o emagrecimento.

Assim, a inclusão do chá de gengibre na dieta alimentar diária demonstra ser um ótimo aliado e uma mais valia para todos os que pretendem ter um estilo de vida mais saudável!

Bruna Silva
Nutricionista estagiário Holmes Place Avenida da Liberdade

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!


























Categoria Tags