Como ter abdominais perfeitos em qualquer idade?

Independentemente da idade, pode ficar com uns abdominais perfeitos.

Ter uma barriga lisa não depende das altura do ano. Seja verão, outono, inverno ou primavera, mantém-se o desejo de ter uma barriga lisa que encaixe na perfeição naquele vestido que usamos para sair à noite ou na roupa de treino no ginásio. Por vezes, esse desejo, parece ser concebido a toda a gente, menos a nós! A verdade é que não é a quantidade de abdominais que fazemos ao acordar ou antes de ir dormir, que vão determinar uns abdominais perfeitos. E sim! Podemos conseguir uns abdominais perfeitos em qualquer idade.

Sabemos que o envelhecimento nos traz alterações fisiológicas e anatómicas e isso, faz com que uma barriga aos 50 anos tenha um cuidado diferente que uma barriga aos 40, 30 ou 20 anos.

Começamos cronologicamente:

Aos 20 anos, o nosso metabolismo é muito rápido, ou seja, independentemente de um ou outro descuido que tenhamos na dieta alimentar, o nosso corpo tem a capacidade de rapidamente sintetizar os alimentos que ingerimos. Apesar disso, sem uma alimentação equilibrada aliada a exercicio físico de intensidade moderada a vigorosa, pelo menos 1 hora, 3 vezes por semana, a nossa barriga não vê os resultados que pretendemos. Pilates ou exercícios que ajudem a reforçar a parede abdominal, são muito importantes.

Ao entrar na casa dos 30, muitas vezes acrescem as responsabilidades e o volume de trabalho, consequentemente deixamos de ter tempo para muitas coisas, entre elas manter uma alimentação equilibrada e prática de exercício físico. É importante lembrar que, o avançar da idade acentua perda de massa muscular e, consequentemente, ganho de massa gorda, torna-se então cada vez mais importante cuidar de nós e da nossa barriga. Devemos redobrar o cuidado da nossa dieta alimentar, manter a frequência de exercício entre 30 minutos a 1 hora, 5 a 3 vezes por semana respetivamente. O reforço da parede abdominal continua a ser essencial, além de Pilates podemos complementar o treino diário com aulas Express Abdominais.

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40 anos, uma idade magnífica! A partir daqui a nossa estatura diminui em média 1 cm por década, devido a alterações dos discos intervertebrais. Os exercícios de abdominais continuam a ter uma grande importância mas com cuidado triplicado para não causar lesões e ganho de massa gorda, o que torna fundamental, para além de uma dieta alimentar ajustada, a prática de exercicio físico para diminuir não só o volume da barriga mas também a gordura visceral, que é a gordura que se encontra junto aos nossos orgãos.

Quando chegamos aos 50 continua a ser possível ter uma barriga perfeita, tudo depende de nós! Para além de tudo o que foi referido acima, a esta idade acresce o começo da diminuição da massa óssea, o que torna o nosso corpo mais suscetível a fraturas ou outras lesões. O reforço da parede abdominal, a partir desta idade, deveria ser supervisionado por um profissional para a nossa segurança.

Os beneficios do trabalho da parede abdominal vão muito além de uma barriga lisa. Uma parede abdominal forte é essencial para que todos os exercícios que façamos sejam bem executados e para que o nosso corpo esteja equilibrado. É importante reforçar que não é a quantidade de abdominais mas sim a qualidade do exercícios que nos vão ajudar a ter uma barriga invejável. As aulas de Pilates são ótimas para esse reforço e são indicadas para qualquer idade, tais como as ExpressClass Abdominais que para além de complemetarem o treino habitual, são supervisionadas por profissionais. A alimentação é fundamental, sem uma dieta equilibrada e adequada não conseguimos ter a barriga perfeita que todos desejamos!

Referências Bibliográficas:
ASSUNÇÃO, W.A.C et al. Abdominal Fat Behavior in Women with Advancing Age, Rev. Educ. Fis/UEM, v. 24, n. 2, p. 287-294, 2. trim. 2013
Woman Life, Perfect abdominals at any age, Retrived from http://wmnlife.com/health/perfect-abdominals-at-any-age
Chagas, A.M, Rocha, E.D. Physiological aspects of ageing and contribution of Odontology to the health of elderly, Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 69, n. 1, p. 94-6, jan./jun. 2012
Filipa Tique
Personal Trainer

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