Corporate Wellness: Nestlé

Dotar os colaboradores de mais conhecimento sobre hábitos de vida saudáveis.

O propósito da Nestlé é “melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”, atuando sempre com base nos valores que tem no seu core, como o respeito por nós próprios, respeito pelos outros, respeito pela diversidade e respeito pelo futuro.
Em parceria com o Holmes Place, falámos com Maria do Rosário Vilhena, a diretora de Recursos Humanos da Nestlé Portugal, que destaca a importância da saúde e bem-estar dos colaboradores para o sucesso a longo prazo da empresa.

P: Em que consiste o programa de Corporate Wellness implementado na Nestlé?

MRV: O programa consiste num conjunto integrado de atividades com o objetivo da promoção de estilos de vida mais saudáveis, mas também focado na parte do bem-estar, numa perspetiva de equilíbrio e de felicidade. Para o sucesso deste programa, foi essencial ter objetivos bem definidos e desenvolver o mesmo de uma forma consistente e sustentável.
Com este programa, não só pretendemos dotar os colaboradores de mais conhecimento sobre hábitos de vida saudáveis, como também asseguramos que têm ao seu dispor ferramentas que lhes permitam conhecer o seu estado de saúde e de bem-estar. Desta forma, estão capacitados para identificar o que pretendem alterar no seu estilo de vida e como o podem fazer. No essencial, procuramos criar condições para que o colaborador veja os benefícios da mudança, e dar-lhe o necessário incentivo e apoio. Estas atividades estão centradas nas temáticas de gestão de stress e resiliência, alimentação saudável (por exemplo, aconselhamento nutricional), prática de exercício físico e ergonomia.
Em paralelo, trabalhamos outras dimensões do contexto de trabalho, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho em que os colaboradores se sintam como uma “mais-valia” para a empresa, e em que estejam reunidas as condições para que possam contribuir e sentir que fazem a diferença. Temos as mais diversas iniciativas nesta matéria, como, por exemplo, o cantinho da amamentação, a Feira da Saúde e Bem-estar, e o Crianças@Nestlé, um programa de verão em que durante 15 dias recebemos os filhos dos nossos colaboradores. As nossas instalações da sede são também pet-friendly, nomeadamente no espaço da Purina, assegurando que os nossos colegas podem trazer os seus cães consigo para o trabalho.
O Holmes Place é um parceiro de relevo para a concretização deste Plano Corporate Wellness, nomeadamente na dinamização dos nossos Happy Days temáticos. Esta relação tem aportado muitos benefícios para os colaboradores, nas três dimensões em que trabalhamos neste programa: Aprender, Sentir e Escolher.


P: O que mais valoriza nesta parceria com o Holmes Place?

MRV: O profissionalismo e a diversidade de ofertas do Holmes Place são as principais mais-valias para o Plano Corporate Wellness na Nestlé. São um parceiro de confiança, que respondem de forma muito positiva aos nossos desafios. A forma como contribuem na identificação de novas soluções é muito enriquecedor e permite uma relação de sucesso e com muito potencial para o futuro.

P: Aconselharia outros CEO’s/diretores de RH a adotarem programas de Corporate Wellness nas suas empresas?

MRV: Sem dúvida. Por tudo o que comentei anteriormente, o bem-estar dos colaboradores é essencial para a sua produtividade e para que se sintam bem no ambiente de trabalho. Para além dos diversos estudos que analisaram o tema e o demonstram, temos a evidência na Nestlé, onde através da dinamização do nosso programa temos vindo, progressivamente, a contribuir para maiores níveis de engagement e satisfação.

Leia a entrevista na íntegra em: RH Online


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