Correr pode alterar o seu cérebro – e a sua vida!

Ganhe mais saúde e bem-estar.

O corpo dos corredores é mais magro, com mais massa muscular, baixo IMC (Índice de massa corporal), e geneticamente pessoas mais felizes. Já pensou como e porque é que os corredores parecem mais “viciados” em cumprir a sua rotina diária? Já deve ter ouvido os seus colegas/amigos a dizerem que se não correrem pela manhã/final do dia ficam mais irritados.

Quando existe consistência no exercício, os benefícios da corrida são tão grandes que o seu corpo e mente notam a abstinência se tiver de parar, nem que seja durante 1 semana.

Correr é uma experiência cerebral

O cientista David DiSalvo diz que correr causa neurogenesis, que consiste no crescimento de novas células cerebrais. Ninguém sabe exatamente porque ou como. Pode ser porque correr aumenta a circulação sanguínea. Ou pode ser porque dá um aumento de adrenalina que baixa a produção de cortisol (a “hormona do stress”).

Demasiado cortisol pode levar a:

  • Gordura abdominal
  • Problemas de performance cognitiva
  • Hipertensão arterial
  • Hiperglicemia
  • Funcionamento desequilibrado ao nível da tiroide
  • Baixa densidade óssea
  • Baixa imunidade
  • Reduzida massa muscular
  • Problemas de sono

A depressão é uma das consequências de uma neurogenesis reduzida, que é o motivo pelo qual comprimidos como Prozac e Celexa são prescritos. Estes comprimidos estimulam o crescimento de células cerebrais. Assim como a corrida, outro antidepressivo.
Num estudo efetuado, ratos corredores não só tinham melhor memória como cresciam novas células cerebrais durante o estudo. Os ratos sedentários, tinham um desempenho cerebral inferior. Por conseguinte, poderá baixar os níveis de stress através da corrida e estimular o crescimento de células cerebrais enquanto mantém um corpo saudável.


Correr é uma experiência de mudança de vida

Talvez as mulheres, mais do que homens, retiram mais benefícios da corrida. As mulheres são normalmente encorajadas para se focarem na aparência, não na saúde. Mas a verdade é que tanto homens como mulheres, sentem-se melhor com uma melhor aparência. No entanto, a aparência pode ser mais um estado de espírito do que um fator físico.

Muitos corredores começam a correr para combater a obesidade e problemas de saúde relacionados com excesso de peso. Se o seu corpo estiver em melhor forma por causa da corrida, irá sentir-se mais atraente. A corrida altera a sua vida porque faz senti-lo(a) melhor, e causa um impacto na sua aparência, na sua capacidade de decisão e nas suas relações.

Outros benefícios no seu estilo de vida incluem:

Correr pode poupar dinheiro. Ao contrário de outros desportos, tudo o que precisa de correr é de um par de ténis e de protetor solar
Correr pode ajudar a estabelecer novas amizades e interação social.
Possivelmente irá encorajar outros a iniciarem também o seu caminho para uma vida mais saudável.

Relembre-se que apesar da corrida ter vários benefícios para a saúde, será essencial fazer treino de ginásio para reforçar os músculos e prevenir eventuais lesões.


Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!



Categoria Tags