Decoração: Natal com bom Feng Shui

Já ouviu falar de Feng Shui? Saiba como aplicá-lo na época natalícia.

Já todos ouvimos falar de Feng Shui. Mesmo que não sejamos experts no assunto, temos a vaga noção de que este conceito expressa uma espécie de filosofia, ou corrente de pensamento, que estuda a influência do espaço no nosso bem-estar, isto é, a maneira como as nossas casas e locais de trabalho se refletem na forma como nos sentimos.

Apesar do termo existir há mais três mil anos, apenas recentemente começou a ser encarado como um verdadeiro estudo multidisciplinar abrangendo áreas tão importantes como a arquitetura, planeamento urbano, geografia, entre outras… Levando particulares e empresas a ‘usá-lo’ em seu beneficio. Mas de aulas teóricas estamos todos fartos, certo? Por isso mesmo, a minha proposta passa por descobrirmos, afinal, como aplicar o Feng Shui à grandiosa festa que se aproxima.

À semelhança da preocupação com a elaboração de um jantar elaborado, devemos também preocuparmo-nos também com a forma como tornar o ‘ambiente’ da casa aconchegante, e inspirador, para desfrutar o Natal em harmonia junto da família.

Em tempos, entrevistei Paula Margarido, arquiteta e Consultora de Feng Shui, colaboradora no Instituto Macrobiótico de Portugal. O mote da nossa conversa foi outro, mas alguns dos seus ensinamentos podem, igualmente ser aplicados ao texto de hoje, como o facto de “Qualquer divisão da nossa casa deve ser aconchegante, inspiradora, e transmitir tranquilidade e harmonia. Uma atmosfera de leveza e acolhimento ajuda a equilibrar o relacionamento entre casais, e consequentemente aos restantes elementos da família”, disse a especialista.

Nesta quadra festiva a divisão utilizada, por excelência, é a sala de estar. É aqui que, habitualmente, recebemos os convidados, onde convivemos e trocamos presentes ao final da noite (ou pela manhã). O primeiro passo deve por isso, garantir que está devidamente limpa, começando por uma árvore bonita, e organizada, preferencialmente sem estar rodeada de presentes de forma anárquica.

É, também, uma boa ideia decorá-la com mantas quentes e confortáveis para aquecer os dias frios usuais de dezembro, ajudando também à criação de um ambiente acolhedor que convida a ficar...

Muitas vezes, o esquema de cores também favorece o ‘cenário que queremos construir’. Assim, apostar em tons fortes como o encarnado faz todo o sentido na obtenção dessa finalidade, além de ser uma cor que estimula a comunicação. Os verdes e dourados são, por tradição, outras cores da época, que devem ser potenciadas, tornando as divisões (mais) alegres e sofisticadas.

E, claro, se falamos em Natal, é impossível não falar de boas e longas refeições... pelo que a sala de jantar, ou simplesmente, mesa de refeições devem ser pensadas minuciosamente. Além da toalha, do serviço e, naturalmente, da ementa especial poderá ser interessante adicionar-lhe umas flores, ou um centro natalício inesquecível.

Feliz Natal!

Artigo made by Mafalda Galamas do blog Decoralista
Imagem: http://dreamywhites.blogspot.pt

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags