Dicas para se manter ativo em casa e ao ar livre

Nos dias em que não consegue ir ao ginásio, mantenha-se ativo na mesma.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a realização da atividade física de intensidade moderada, pelo menos 30 minutos por dia, na maior parte dos dias da semana (de preferência todos) de forma contínua ou acumulada contribua a reduzir o risco de doenças cardíacas, diversos tipos de cancro e obesidade.

Infelizmente, nos dias de hoje, a maioria das pessoas não tem tempo para ir a um ginásio todos os dias. No entanto, há forma de permanecer ativo: fazendo simplesmente as tarefas que costumamos fazer diariamente e queimar calorias ao mesmo tempo!

A Universidade de Birmingham realizou um estudo onde determinou o quanto das rotinas diárias equivalem a fazer exercício físico.

Em média, com a exceção de duas, todas tarefas diárias que foram estudadas, foram classificadas como exercício de intensidade moderada. Os gráficos abaixo mostram os resultados das atividades dentro de casa e ao ar livre.

tabela casa e ar livre finalissimo

Passar a ferro e limpar o pó obtiveram pontuação abaixo de 3 METs, mas todas as outras tiveram uma pontuação superior a 3 METs e, portanto, contam como exercício de intensidade moderada.
MET significa Metabolic Equivalent, é uma medida usada para expressar o custo de energia ou as calorias queimadas ao fazer um exercício físico em particular. Por isso, 1 MET é basicamente o equivalente de energia que uma pessoa gasta em repouso. Quando essa pessoa realiza alguma atividade física, isso faz com que o MET aumente. Logo, se realizar uma atividade física em que o MET é 3, então isso significa que está a gastar 3 vezes a energia que gastaria normalmente quando está em repouso.

Assim, para criar o ambiente ideal, ponha a tocar uma música alegre e comece as suas limpezas e tarefas dentro de casa para realizar simultaneamente as sua atividade física.

Veja também aqui mais algumas ideias de atividades que pode fazer:

1. Brincar com crianças faz com que se mexa. Saltar à corda, jogar à cabra cega ou à apanhada são ótimas maneiras de se "exercitar". Todos eles obrigam a se mover rapidamente e a ser ágil.

2. Se estiver a ouvir e a gostar de música, levante-se e dance - mesmo que seja apenas por cinco minutos, esses curtos períodos de movimento vão acumulando. Há uma oferta muito grande e diversificada de aulas de dança. Talvez fique surpreendido com a oferta que existe e de que forma dança pode aumentar a sua frequência cardíaca.

Se gosta de estar ao ar livre e apanhar um pouco de ar fresco, eis algumas sugestões adicionais:

1.Dê uma volta. Andar é uma maneira fácil de se manter em forma e requer apenas um par de sapatos confortáveis. Além disso, é uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar. Mesmo uma caminhada rápida de 15 minutos é tempo suficiente para poder andar cerca de 1,5 km.
Tem uma reunião de 30 minutos no trabalho? Tenha um “walking meeting”, aproveitando este tempo para falar e andar ao mesmo tempo. Steve Jobs era conhecido por fazer isso.

2. Uma sugestão semelhante é fazer um passeio a pé pela sua cidade. Esta é uma maneira divertida para quebrar a sua rotina e pode aprender algo novo e ao mesmo tempo manter-se ativo.

3. A caminhada pode ser um treino de cardio poderoso com várias vantagens ao mesmo tempo: belas vistas, ar fresco e os sons e cheiros da natureza. Para uma pessoa de 80 kg, a caminhada queima cerca de 310 calorias por hora.

4. Outra sugestão é Geocatching. Geocatching significa realizar uma atividade física, socializar e estar envolvido numa caça ao tesouro, tudo ao mesmo tempo.

Referências Bibliográficas:
NHS guia de exercício (www.nhs.uk)
Dr. Andy Blannin, Universidade de Birmingham (www.birmingham.ac.uk)
THORDIS BERGER
CMO - Chief Medical Officer - Portugal

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