Dieta: 5 receitas com açai

Costuma incluir o açai na sua dieta alimentar? Conheça melhor esta fruta e as nossas receitas que podem potenciar a sua energia antes do treino.

O Açaí é uma baga tradicionalmente associada ao Brasil e à floresta Amazónica, no entanto, é também cultivada no Equador, Colômbia e Venezuela. Apresenta um elevado valor nutricional e sem dúvida um grande potencial terapêutico sendo que a sua constituição é de 48% de gordura monosaturada e polinsaturada, e apenas 1,5% de açúcar! Rica em fibra e em compostos fenólicos como as atocianinas, poderosos antioxidantes, esta fruta é uma boa fonte de minerais como fósforo, magnésio, potássio, e vitaminas E e B1. Deve, por isso, ser incluída na sua dieta alimentar.

Os ácidos oleico e linoleico presentes são conhecidos por melhorarem o perfil lipídico, acredita-se que o consumo natural desta fruta ajude a reduzir o colesterol total e o LDL. [1] [2] As antocianinas por outro lado melhoram a circulação sanguínea e ajudam a combater a deposição de placas de ateroma (placas de gordura que se depositam nas nossas veias e artérias), tornando o açaí benéfico para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Por outro lado as antocianinas atuam como antioxidantes combatendo radicais livres, o que prolonga a longevidade das nossas células.

A grande preocupação da maioria das pessoas prende-se no valor energético desta fruta, sendo tão rico em gorduras (ainda que saudáveis), o Açaí não engorda?

É importante verificar e estar atento ao rótulo do Açaí que compra, visto em Portugal não encontrarmos a fruta natural com facilidade. Os produtos que existem no mercado, em polpa, têm muitas vezes xarope de glucose, polpa de guaraná açucarada e outros adoçantes não naturais que disfarçam o sabor desta fruta e tornam o Açaí altamente guloso e viciante.

Para além dos aditivos, o modo como o açaí é preparado também pode aumentar o seu valor energético, a maioria de nós consome o açaí com banana (fruta também energética) e granola com mel, o que faz deste um snack altamente energético, ótimo para atletas e treinos de alta intensidade mas um consumo elevado para quem não gasta as energias consumidas.

É importante escolher uma polpa de Açaí o mais natural possível, sem açúcares adicionados, e tentar usar esta opção como um pré treino, para ter energia para um dia de passeio a pé ou de bicicleta!

Experimente as nossas receitas com açai e surpreenda-se!

download receitas açai dieta

Bom Apetite!

REFERÊNCIAS
Belmira S. Faria e Souza, et al: Effect of Euterpe oleracea Mart. (Açai) Oil on Dyslipidemia Caused by Cocos Crucifera L. Saturated Fat in Winstar Rats. J Med Food 20 (9) 2017, 830-837.
Mohamed S: Functional foods against metabolic syndrome (obesity, diabetes, hypertension and dyslipidemia) and cardiovascular disease. Trends Food Sci Tchenol 2014;35:114-128.
Raquel de Morais Carvalho Neto
Nutricionista CP – 1641N Holmes Place

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!


Categoria Tags