Dieta: Benefícios da Quinoa

Costuma incluir a quinoa na sua dieta alimentar?

Originária da América do Sul, este cereal dos Incas, é apontado como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano devido à sua riqueza nutricional. Se pretende ter uma dieta alimentar equilibrada e saudável este é um dos alimentos que não pode dispensar no seu dia a dia alimentar.

Por ser rica em fibras, a quinoa, ajuda na regulação intestinal e regula os níveis de colesterol e dos triglicerídeos. Outro benefício associado a esta ingestão de fibras, reflete-se na diminuição do apetite, tornando-a indicada para quem se encontra a fazer dieta uma vez que mantem um efeito de saciedade durante mais tempo.

Fonte de vitaminas como a vitamina A, fundamental na visão; vitaminas B1, B2 e B3, importantes na regulação do sistema nervoso central; Vitamina B6, relacionada com os processos inflamatórios e vitaminas E e C, antioxidantes que combatem os radicais livres que podem ter origem em fatores externos, como a poluição a que estamos expostos, alimentos processados ou tabaco, por exemplo.

Possui ainda, ácidos gordos essenciais, que o nosso organismo não consegue produzir e que obtemos através da alimentação, sendo o Ómega 3 e 6, dois destes exemplos.

Na quinoa encontram-se minerais muito importantes para o organismo: cálcio, fundamental para a resistência de ossos e dentes; ferro que previne a anemia; zinco, que faz parte do sistema imunitário e dos processos de cicatrização; magnésio, fósforo e potássio, essenciais ao bom desempenho do sistema muscular.

Para além destes, um dos principais benefícios da quinoa é o facto de ser um cereal com elevado teor proteico. As proteínas desempenham um papel muito importante na formação da massa muscular.

Uma vez que não contém glúten, é uma ótima alternativa para quem tem doença celíaca ou sente algum desconforto depois de comer alimentos com glúten.
Existem muitas variedades, mas são três as principais: a branca a vermelha e a negra. A cor influencia o sabor – quanto mais clara a semente da quinoa mais suave é o sabor.

Deverá guardá-la num local seco e fresco, não exposto à luz solar, conservando-se entre 3 a 6 meses, num frasco com tampa.
De preparação simples, semelhante ao arroz, pode conjugar-se como acompanhamento ou em saladas, substituindo massa, arroz ou batata.

Tendo em conta os benefícios acima enumerados, sobretudo pela sua riqueza em proteína, considera-se ideal para atletas, antes, mas sobretudo, depois de exercícios físicos intensos, adultos e até para as crianças em fase de crescimento pelo que deverá incluí-la nos seus hábitos alimentares.

Deixamos em baixo algumas receitas para colocar em prática:

receitas quinoa

Sara Tomaz
Nutricionista Holmes Place Quinta da Fonte

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