Dieta - Benefícios dos Hidratos de Carbono

Quais os benefícios de incluir hidratos de carbono na sua dieta alimentar?

Os hidratos de carbono são um dos três macronutrientes da nossa dieta, sendo os outros as proteínas e as gorduras.

Ao contrário do que se pensa, os hidratos de carbono são a mais importante fonte de energia para o organismo e essenciais para uma dieta variada e equilibrada. A principal função deste macronutriente é o fornecimento de energia, desempenhando, também, um papel importante na estrutura e função das células, tecidos e órgãos.

massa muscular2

Hidratos de carbono no organismo e seus benefícios:

• Fonte de energia e armazenamento:

Os hidratos de carbono (HC) fornecem 4Kcal por grama, dos quais, as fibras alimentares 2Kcal por grama.
O organismo humano utiliza os HC na forma de glicose. Este açúcar pode ser convertido em glicogénio, que é armazenado no fígado e tecido muscular, sendo esta uma fonte rápida disponível de energia, para a utilização do organismo em caso de necessidade. O cérebro e os glóbulos vermelhos necessitam de glicose como fonte de energia, uma vez que não podem usar as gorduras nem as proteínas ou outras formas de energia para este fim.

• Fibra alimentar e função intestinal:

O corpo não tem capacidade de digerir a fibra alimentar no intestino delgado. A fibra ajuda a função intestinal, aumenta o volume do bolo fecal no intestino e estimula o trânsito intestinal. O mesmo acontece com as fibras que são absorvidas no intestino grosso, fermentadas pela microflora intestinal.

• Regulação do peso corporal:

Os Hidratos de Carbono têm menos peso calórico do que as gorduras e, como tal, dietas equilibradas em HC e baixas em gordura, são mais pobres em densidade energética. Os alimentos ricos em fibra também tendem a ser volumosos e a proporcionar mais saciedade.

A inclusão dos HC ao longo do dia, tanto na forma de amidos (pão, massa, arroz) como na forma de açúcares (fruta), permitem que haja a promoção da saciedade e, consequentemente, aumentar a não necessidade de comer em excesso.

Podem ainda melhorar o desempenho dos atletas. Durante o exercício de elevada intensidade são a principal fonte de energia para os músculos.

massa muscular1

Existe uma altura adequada para ingerir hidratos de carbono?

Os mesmos devem fazer parte da nossa dieta alimentar diária sem contribuírem para o aumento da gordura corporal. O segredo está em saber dosear!

Cerca de 50% do aporte calórico diário é obtido através dos hidratos de carbono. Sendo assim, o ideal é que a ingestão dos mesmos seja bem distribuída ao longo do dia e ainda, que a sua quantidade vá diminuindo gradualmente a cada refeição.

No caso em que exista atividade física, é importante que haja ingestão de hidratos de carbono até 2 horas antes do início da atividade e após a mesma, para que assim as reservas de glicogénio sejam mantidas, ajudando a prolongar o exercício e ajudar na recuperação muscular.

Maria Mesquita Guimarães
Nutricionista Holmes Place Arrábida

Se tiver alguma questão que queira colocar a um dos nossos instrutores/ nutricionistas, poderá fazê-lo através do e-mail: questoes@holmesplace.pt, ou então marcar uma consulta personalizada com um dos nossos instrutores num dos nossos clubes.


Costuma incluir hidratos de carbono na sua dieta alimentar? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Para mais informações

Contacte-nos

Categoria Tags