Dieta: Cozinha saudável para 1 pessoa

Quando vivemos sozinhos nem sempre temos vontade de cozinhar. Fazer uma dieta saudável pode ser ainda mais complicado. Veja as nossas dicas e coma bem e melhor na sua própria companhia.

Pessoas que vivem sozinhas enfrentam vários desafios para cozinhar apenas para uma pessoa e ao mesmo tempo comer de forma saudável.

Quando estamos sozinhos não temos tanta vontade em cozinhar pois a tendência é achar um desperdício de tempo e de trabalho cozinhar apenas para um. Mas é uma tendência que temos de contrariar se queremos ter uma dieta alimentar equilibrada e saudável.

Um dos truques principais é cozinhar no mesmo momento várias refeições mas menos vezes por semana. Deve haver um planeamento semanal das refeições saudáveis para que haja uma boa gestão do tempo e variedade, não existam desperdícios e que, ao mesmo tempo, a alimentação seja equilibrada, apetecível e saborosa.

O ideal é guardar um tempo no fim de semana especificamente para cozinhar as refeições de toda a semana. Uma das vantagens é ter a comida já preparada, pronta a consumir, quando se chega à noite a casa. Nesse momento, depois de um longo dia de trabalho, se não houver nada preparado será pouco provável haver vontade para cozinhar para apenas 1 pessoa... e voltamos ao problema inicial.

Uma outra vantagem é que se as refeições forem planeadas com tempo, a probabilidade em serem mais saudáveis é maior do que se forem preparadas numa altura em que já estamos cansados, com falta de tempo e já cheios de fome…

Conselhos para organizar de forma saudável as refeições de uma semana:

  1. Planear quais as refeições a fazer para a semana. Planeamento é a regra número 1;
  1. Fazer uma lista de compras com todos os alimentos necessários para a confeção das refeições planeadas e ir ao supermercado 1 vez por semana comprar o necessário;

verduras dieta 1 pessoa

  1. Fazer doses maiores de alimentos que possam ser adaptados a vários pratos. Fazer “jogos” com os acompanhamentos e legumes que acompanham a carne ou o peixe. Para não repetir basta por vezes trocar as combinações dos alimentos e ter sempre legumes variados no prato. Ao cozinhar uma quantidade maior pode-se também aproveitar para congelar algumas porções individuais, como é o caso da sopa de legumes;
  1. As refeições devem ter sempre na sua composição grande variedade de legumes (cozinhados ou em saladas ou em purés), uma componente de proteína (como por exemplo carne, peixe ou ovos) e uma componente de hidrados de carbono (como por exemplo batata-doce, arroz, feijão, grão, ervilhas, grão, lentilhas, …);
  1. Após cozinhar as refeições estas devem ser armazenadas e acondicionadas em recipientes de doses individuais para estarem preparadas para todos os dias da semana;

saladas dieta 1 pessoa

  1. Aproveitar algum tempo do fim de semana também para planear as refeições intermédias a levar para o trabalho, como por exemplo fruta, legumes (cenouras, tiras de pepino ou pimento, tomate cherry, ...), gelatinas, ovos cozidos, frutos secos, iogurtes, panquecas de aveia...

Uma das vantagens de viver sozinho é não ter de ceder às preferências alimentares de terceiros. Conheça as suas próprias preferências alimentares e planeie as suas refeições saudáveis de acordo com elas.

Sem dúvida que o planeamento tanto das refeições como das compras é o ponto fundamental para que todo o processo ocorra com sucesso e com o menor esforço possível.

Comer bem e cozinhar apenas para 1 pessoa é possível!

Lara Pereira
Nutricionista Holmes Place Miraflores

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags