Dieta: O que acontece ao nosso corpo quando deixamos de comer carne

Está a pensar deixar de incluir carne na sua dieta alimentar? Saiba o que acontece ao seu corpo após tomar essa decisão.

São cada vez mais as pessoas que eliminam a carne da sua dieta.

As razões são variadas: perda de peso, aumentar os níveis de energia, problemas de pele, reduzir o risco de doenças cardíacas, exploração do animal e até aumento da longevidade. Mas será uma dieta sem carne mais saudável?

Uma dieta sem carne pode ser equilibrada e suprimir todas as necessidades vitamínicas e minerais, se esta proteína for substituída da forma certa.

É comum, devido à falta de informação, que as pessoas aumentem a ingestão dos outros grupos da roda dos alimentos, em especial os ricos em hidratos de carbono simples (exemplo: arroz/massa/bolos/pão branco). Esta monotonia nutricional pode originar carências e consequentes problemas de saúde, daí a importância em consultar um profissional de saúde antes de eliminar a carne da sua dieta.

Assumindo que temos uma dieta personalizada para o nosso metabolismo, objetivos e necessidades salientam-se alguns benefícios:

1) Perda de Peso – estudos revelam que indivíduos que não comem carne tendem a ter um IMC (Índice de Massa Corporal) inferior. Da mesma forma, outro estudo demonstra que indivíduos obesos que seguiram uma dieta para perda de peso sem carne tiveram melhores resultados que os que seguiram uma dieta com carne, ainda que ambos tivessem consumido o mesmo número de calorias.

2) Melhoria da função intestinal – a flora intestinal tem um papel muito importante para o organismo funcionando também como barreira imunitária. Uma dieta rica em produtos animais origina a formação de compostos tóxicos, enquanto o aumento do consumo de vegetais potencia uma flora e trânsito intestinal mais saudável.

3) Maior longevidade – o consumo de carne varia de acordo com a região do mundo, contudo, estudos demonstram maior mortalidade associada a um consumo mais elevado de carne. Da mesma forma, estudos revelam uma maior longevidade em indivíduos vegetarianos.

4) Reduz risco desenvolver doenças cardiovasculares – a carne é uma das maiores fontes de gordura saturada da nossa dieta alimentar. Estudos revelam que o consumo desta eleva os níveis de colesterol no sangue, aumentando o risco de desenvolver doenças cardíacas. A exclusão da carne pode diminuir até 35% o colesterol, rácio equivalente à terapia medicamentosa.

5) Melhoria do estado da pele e inflamação – uma dieta rica em alimentos vegetais e frutas frescas é anti-inflamatória, devido ao elevado teor em antioxidantes e fibras. Indivíduos que excluam produtos animais da sua dieta têm níveis de PCR menores (indicador de inflamação) e menor aparecimento de sinais de envelhecimento.


Apesar das vantagens acima descritas, cada um deve seguir uma dieta alimentar que se ajuste à sua realidade individual, nunca esquecendo a importância de ter uma dieta rica, equilibrada e que sustente todas as necessidades, contando sempre com a ajuda de um profissional de saúde qualificado na matéria.

Referências Bibliográficas
Huang, Ru-Yi; Huang, Chuan-Chin; Hu, Frank B.; Chavarro, Jorge E. 2015.Vegetarian Diets and Weight Reduction: a Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials.
JAMA 2009. Reducing Meat Consumption Has Multiple Benefits for the World’s Health.
Orlich, Michael J.; Singh, Pramil N. ; Sabaté, Joan; Jaceldo-Siegl, Karen ; Fan, Jing; Knutsen, Synnove; Beeson, Lawrence ; Fraser, Gary E. Vegetarian Dietary Patterns and Mortality in Adventist Health Study 2.
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Sinha, Rashmi; Cross, Amanda J.; Graubard, Barry I. ; Leitzmann, Michael F. ; Schatzkin, Arthur. 2009. Meat Intake and Mortality - A Prospective Study of Over Half a Million People
Fields, Heather; Misllstine, Denise; Agrwal, Neera; Marks, Lisa.. 2016. Is meat killing us?
www.forksoverknives.com/7-things-that-happen-when-you-stop-eating-meat/
Inês Filipe
Nutricionista Holmes Place Alvalade

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