Dieta: os melhores produtos orgânicos

Costuma incluir produtos orgânicos na sua dieta alimentar?

Os alimentos biológicos, hoje em dia, são cada vez mais frequentes, tendo mesmo nas grandes superfícies comerciais, locais específicos para estes devido ao número elevado de ofertas. Apesar de serem mais caros estão cada vez mais na moda e é certo o facto que estão livres da grande maioria dos químicos presentes nos alimentos convencionais, justificando assim a sua crescente procura e a sua inclusão na dieta alimentar.

O modo de produção biológico é obtido através de uma base ecológica que recorre ao uso de boas práticas agrícolas tendo em conta a melhoria da fertilidade do solo, o equilíbrio e a diversidade do ecossistema agrícola e a qualidade ambiental, bem como o bem-estar animal e a saúde humana. Esta minimiza a utilização de pesticidas ou fertilizantes químicos, evitando antibióticos, hormonas de crescimento ou aditivos alimentares. Também todos os organismos geneticamente modificados estão interditos.

De modo a assegurar a sua qualidade e autenticidade, os produtores estão sujeitos às regras de agricultura biológica, a fiscalizações frequentes e têm de ser certificados. Apesar de só ser obrigatório nos alimentos embalados, a legislação comunitária definiu critérios para a classificação dos alimentos como biológicos, os únicos a poderem ter o selo da União Europeia de 'Agricultura Biológica', implementado desde julho de 2012. Desde o modo de produção até ao rigoroso controlo a que estão sujeitos, desde o solo, a origem das sementes, os tempos de crescimento e maturação, o controlo de pragas e doenças, a transformação, o armazenamento, a distribuição, a embalagem, todas estas fases são legisladas e verificadas por Organismos de Controlo (OC) reconhecidos para o efeito.

dieta produtos orgânicos_1

Após vários testes, realizados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, nos alimentos convencionais mais comuns, o Environmental Working Group (EWG) identificou as frutas e vegetais mais contaminados por pesticidas, sendo estas: morango, maçã, nectarina, pêssego, aipo, uvas, cerejas, espinafres, tomate, pimentão-doce, tomate-cereja, pepino. Como tal, se pretende adquirir alguns produtos biológicos, estes devem fazer parte da sua lista.

Este estudo, ainda revelou que as frutas e hortaliças orgânicas contêm até 40% mais antioxidantes, os produtos agrícolas orgânicos apresentaram níveis mais altos de minerais benéficos, como o ferro e o zinco, e o leite de rebanhos criados de forma biológica contém até 90% mais antioxidantes.

dieta produtos orgânicos 4

Este tipo de produção biológica tem diversas vantagens, tais como:

  • Ausência de restos de pesticidas, para uma dieta alimentar mais saudável e natural;
  • É uma produção que utiliza os produtos naturais como uma ferramenta imprescindível no tratamento das explorações, aumentando deste modo a biodiversidade local;
  • A produção requer maior mão-de-obra que a produção convencional, pelo que no âmbito local os benefícios são evidentes;
  • Devido à utilização de fertilizantes orgânicos de baixa solubilidade, e empregues nas quantidades exatas, diminui a contaminação de águas subterrâneas e solos;
  • A não utilização de pesticidas contribui para uma melhor qualidade do ar;
  • Os produtos derivados de uma produção ecológica, são mais ricos a nível nutritivo que os produtos provenientes de explorações convencionais tendo em conta a sazonalidade das culturas.

dieta produtos orgânicos_3

A ingestão de pesticidas, químicos e outros aditivos alimentares usados na agricultura convencional podem de facto ser minimizados através desta produção agrícola muito mais saudável, notória tanto na saúde como no sabor dos alimentos.

Referências bibliográficas:
Vânia Marinho, (2016). E os 12 alimentos frescos que estão mais 'contaminados' são… [Consultado a 27 de Mar. 2017].
QUERCUS. Pela Natureza, Tipos de agricultura. [Consultado a 28 de Mar. 2017].
QUERCUS. Associação Nacional de Conservação da Natureza. Certificação e Rotulagem [Consultado a 30 de Mar. 2017].
Almeida Nunes, P. (2012). Uma especialista em Nutrição no supermercado. 1st ed. Lisboa. A Esfera dos Livros, p.67.
Cláudia Pestana
Nutricionista Trainee Holmes Place Miraflores

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!



Categoria Tags