Dieta para asmáticos: 3 nutrientes

Tem asma? Descubra quais os nutrientes que deve incluir na sua dieta alimentar.

A asma é uma doença inflamatória crónica, que se carateriza pela diminuição do fluxo de ar, reversível espontaneamente ou com tratamento.

Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo na prevalência de asma e, recentemente, os hábitos alimentares foram associados ao desenvolvimento desta doença.
Esta associação está relacionada com o aumento dos erros alimentares, com um maior consumo de alimentos altamente calóricos, ricos em sal e gorduras, e pobres em vitaminas, minerais e fibras.
Assim a insuficiente ingestão alimentar de determinados nutrientes pode reduzir as defesas pulmonares, aumentando a suscetibilidade respiratória e danos oxidativos, podendo resultar em inflamação respiratória e asma.

Existem assim, determinados nutrientes que estão associados a uma melhor função respiratória e que podem prevenir ou melhorar os sintomas dos asmáticos. Deverá, por isso, inclui-los na sua dieta alimentar.


ANTIOXIDANTES

O stress oxidativo é um importante fator fisiológico da asma, contribuindo para a contração muscular das vias respiratórias, hipersecreção de muco, descamação epitelial, exsudação vascular e hiper-responsividade das vias aéreas. A presença de antioxidantes como a vitamina A, C e E protegem o organismo contra o stress oxidativo. Desta forma, a dieta pobre em antioxidantes pode levar a uma exacerbação da asma e redução da função pulmonar associada a um aumento da inflamação sistémica.

Fontes: Frutas, vegetais, leguminosas, frutos secos, cereais integrais.

Vitaminas frutas e vegetais_perex

VITAMINA D

Estudos recentes têm vindo a demonstrar que esta vitamina ajuda a reduzir os sintomas da doença, e que por outro lado, níveis séricos diminuídos se associam a maior risco de exacerbações de asma.

Fontes: exposição solar, atum, safio, sardinha, salmão, gema de ovo, cereais enriquecidos.

Salmão

ÓMEGA 3

A ingestão de ómega 3, combate a inflamação e melhora a função respiratória, sendo um bom aliado na melhoria dos sintomas de asma.

Fontes: sardinha, arenque, salmão, atum, sementes de chia, sementes de linhaça, nozes.

sementes de linhaça

Joana Margalho
Dietista Holmes Place Algés

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