Dieta para redução de triglicéridos

Já fez análises em que os triglicéridos estavam mais elevados que o usual? Tenha uma dieta alimentar cuidada e melhore esses resultados.

Um dos factos mais elementares da medicina e da vida é que se comermos muito aumentamos de peso. Mas as repercussões da gula vão além da estética pois quando ingerimos mais calorias do que necessitamos, o nosso organismo converte-as numa forma de gordura chamada triglicéridos e envia-os para as células adiposas onde ficam armazenados. Logo, torna-se necessária uma dieta adequada para este caso em específico.

Normalmente devemos ter níveis reduzidos de triglicéridos na corrente sanguínea. Se o nível for elevado (superior a 200 mg/dl, 8 a 10h depois da última refeição) é porque existe algum problema e quanto mais elevado for esse nível, mais triglicéridos são enviados para o fígado que os transforma em partículas transportadoras -LDL e VLDL- os quais contribuem significativamente para a doença coronária.

Os triglicéridos tendem a aumentar se fumar, beber muito álcool, se for obeso, sedentário, se estiver na menopausa e se comer muitos hidratos de carbono simples (como açúcar e farinha refinada). Algumas doenças, como a diabetes tipo 2, doenças de rins ou do fígado e hipotiroidismo, para além da própria predisposição genética, podem também aumentar o risco de ter triglicéridos elevados.

Algumas medidas para contrariar esta tendência são: reduzir os hidratos de carbono simples; eliminar doces e alimentos açucarados; reduzir alimentos ricos em gordura e quando os consumir, com muita moderação, apostar nos alimentos ricos em gordura insaturada ómega 3; limitar a frutose, açúcar presente na fruta e consumir mais legumes e leguminosas, alimentos estes, ricos em fibra reguladores da absorção dos alimentos.
A estratégia alimentar aqui usada é uma opção de dieta alimentar que, depois de experimentar, irá achar agradável seguir permanentemente.

imagem receitas trigliceridos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Receitas retiradas do livro Como controlar o seu Colesterol-Selecções Reader's digest.
Rita Ramos
Nutritionist Trainee Holme Place Parque das Nações

pub artigo campanha passatempo

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!


Categoria Tags