Emagrecer com framboesas

Será que pode emagrecer se adicionar cetonas de framboesa à sua dieta alimentar?

A framboesa é uma fruta que para além de ser pouco calórica traz diversos benefícios para a saúde pois é portadora de grandes quantidades de nutrientes essenciais ao organismo, tais como, vitaminas A, C e B7, minerais como o potássio e magnésio,antioxidantes e fibras. Mas será que ajuda a emagrecer?

Para além disto, tem uma elevada concentração de compostos fenólicos como o ácido elágico, que previne o cancro e, as cetonas, responsáveis pelo aroma. Estas cetonas têm uma estrutura semelhante à sinefrina e à capsaina que são fundamentais na metabolização da gordura, acelerando-a, aumentando o gasto de energia e, consequentemente, maior eliminação de gordura. Podem também regular a noradrenalina, produzindo uma ligeira elevação da temperatura corporal e ativação dos adipócitos (células gordas).

Adicionalmente, vários estudos demonstram que as cetonas de framboesa têm um poderoso efeito antioxidante, e aumentam os níveis de uma hormona chamada adiponectina, que é libertada pelo tecido adiposo para a corrente sanguínea.

As pessoas que sofrem de obesidade, em contrassenso têm níveis sanguíneos mais baixos de adiponectina, bem como as pessoas com diabetes tipo 2 (não insulinodependente) e com doença cardiovascular. Assim sendo, adiponectina irá regular os níveis de glucose no sangue e aumentar a quantidade de gordura que é metabolizada em energia. As cetonas de framboesa ao aumentarem a produção e a libertação de adiponectina, contribuem para o emagrecimento, para um aumento de energia, boa disposição e redução de apetite, constituindo uma ajuda eficaz para quem precisa de emagrecer.

Um outro mecanismo pelo qual as cetonas de framboesa podem ajudar na perda de peso, é através da capacidade de inibir a ação da lipase pancreática, uma enzima envolvida na digestão da gordura. Ao reduzir a atividade da lipase pancreática temos uma forma eficaz de prevenir a absorção de toda a gordura que ingerimos, especialmente, se estivermos numa dieta alta em gordura.

Cláudia Pestana
Nutritionist Trainee Holmes Place Miraflores

pub artigo campanha passatempo

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags