Exercício físico diminui a obesidade infantil?

A prática de exercício físico está associada à diminuição da obesidade infantil.

1 EM CADA 3 CRIANÇAS PORTUGUESAS TEM EXCESSO DE PESO*.

Na sociedade atual, o excesso de peso e o sedentarismo são caraterísticas muito comuns nas crianças e jovens. Consequentemente, a falta de interesse pela prática de exercício físico, associada a uma uma má dieta alimentar, são os fatores que mais contribuem para a doença.

Como tal, a saúde infantil tornou-se um problema de responsabilidade pública e é necessário atuar rapidamente.

Quais as principais consequências da obesidade infantil?

As principais consequências que advém da obesidade incluem doenças como:

a) Dislipidemias;
b) Inflamações crónicas;
c) Aumento da coagulação sanguínea;
d) Disfunção endotelial;
e) Resistência à insulina;
f) Diabetes tipo II;
g) Hipertensão;
h) Complicações ortopédicas;
i) Alguns tipos de cancro;
j) Apneia do sono;
l) Esteato-hepatite não alcoólica;
m) Entre outras.

Atividades de Fitness para crianças_banner

Como combater a obesidade infantil?

A preocupação e prevenção da obesidade deverá ocorrer nas idades mais precoces, dado que uma vida mais ativa na infância traz benefícios não só físicos, como emocionais e sociais, permitindo controlar o aparecimento de doenças degenerativas na idade adulta.

Para que o processo de emagrecimento ocorra de forma eficaz, o corpo deve ter um aporte calórico diário menor, ou seja, quando a pessoa ingere mais calorias do que as que gastou por dia, esse excesso de calorias é transformado em gordura. Porém, se a pessoa gastou mais calorias do que as que ingeriu, a gordura será metabolizada. Assim, ter um saldo energético negativo diário pode parecer insignificante mas somando-se um mês, um ano, é observado uma perda eficiente de massa gorda.

Atividades de Fitness para crianças_perex

Conclusão

O combate à obesidade infantil poderá começar com a elaboração de um programa de atividade física aliada a uma dieta alimentar. O ideal será conciliar um programa que alie o exercício aeróbio com trabalho de musculação, dado que um plano de treino baseado nestas duas vertentes aumenta a probabilidade de obter o tão ambicionado sucesso. Em suma, se queremos combater a obesidade infantil, nada melhor que nos tornarmos fisicamente ativos!

Bruno Viana
Personal Trainer Holmes Place Parque das Nações
Referências Bibliográficas:
Alves, J. G. B., (2003). Atividade física em crianças: promovendo a saúde do adulto. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Recife, v.3, n. 1, p. 5-6,
Cornachioni, T. Zadra, J. & Valentim, A. (2011). A obesidade infantil na escola e a importância do exercício físico. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Año 16 - Nº 157.
*fonte: Apcoi

Conheça as melhores atividades de fitness para crianças em: Fitness


Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags