Exercícios de Fitness para grávidas

Está grávida e não sabe que tipo de exercícios de Fitness deve fazer? Veja as nossas sugestões!

6 exercícios de Fitness que uma grávida pode fazer

A gravidez está normalmente associada à redução da atividade física e ao aumento de peso. Contudo, inúmeros estudos comprovam os benefícios do exercício físico durante a gravidez. Conheça os principais exercícios que uma grávida pode praticar, bem como os seus benefícios, associados à manutenção de uma forma física saudável e consequentemente, à manutenção de um peso equilibrado.

O exercício físico é fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente e é, por isso, um ótimo aliado durante a gravidez, pois ajuda a ultrapassar alguns dos problemas com que as grávidas se confrontam, nomeadamente os problemas com a circulação sanguínea e o cansaço, sendo também uma excelente forma de combater o stress e a ansiedade. Para além disso, sabe-se que as mulheres que praticam exercício físico com regularidade têm, por norma, partos mais fáceis, pois o seu corpo está mais forte e, consequentemente, melhor preparado para esse esforço. De realçar, ainda, que será também muito mais fácil recuperar a silhueta, depois de o bebé nascer.


1. Caminhadas

Caminhar é um dos exercícios mais fáceis de praticar e com inúmeros benefícios, é uma das modalidades que as grávidas podem efetivamente praticar ao longo de toda a gravidez. Aproveite para caminhar quando o tempo estiver bom e escolha locais bonitos, que lhe deem prazer. Um hábito diário que assegura a saúde cardiovascular de todas as grávidas e bons níveis de energia, contribuindo assim para um estado de wellness equilibrado.


2. Atividades aquáticas

O exercício físico dentro de água pode ser muito relaxante para a mãe e para o bebé, sendo uma boa opção para todas as grávidas. Existem várias opções por onde escolher, desde a natação à hidroginástica, que contribuem para uma boa forma física, associada à flexibilidade, mas também à leveza e ao bem-estar da mulher.


3. Bicicleta estática

A bicicleta é uma boa aliada da mulher grávida, pois dá-lhe resistência física, tonificando o seu corpo e aliviando a sensação de pernas pesadas. Contudo, como existe o perigo de queda, a sugestão passa pela utilização de uma bicicleta estática, que pode ser usada no conforto de casa.


4. Exercícios localizados de baixa intensidade

Os exercícios localizados de baixa intensidade são uma boa opção para qualquer grávida que queira manter a boa forma ao longo dos nove meses de gestação, uma vez que esta modalidade trabalha todo o corpo, o que traz benefícios para a saúde e para o desempenho físico. Porém, deve optar por aulas com exercícios de baixa intensidade ou então especificamente pensadas para grávidas.

5. Yoga

O yoga é caracterizado pelos seus exercícios respiratórios, associados à postura corporal, pelo que ajuda bastante as grávidas, pois, para além de contribuir de forma significativa para um bem-estar tranquilo e relaxado, promove uma postura adequada e facilita o controlo da respiração, o que é fundamental durante o trabalho de parto.


6. Stretching ou alongamentos

As aulas de stretching consistem em realizar exercícios de alongamento que contribuem de forma significativa para o relaxamento muscular e, consequentemente, para a tonificação do corpo, associada a uma diminuição do stress e a uma melhoria da circulação sanguínea. Os praticantes de stretching apontam ainda outros benefícios, como a postura corporal, que é essencial para o bem-estar da grávida.


Cuidados a ter

• Antes de iniciar a prática de qualquer tipo de exercício físico, consulte o seu médico.
• Se não praticava exercício físico antes da gravidez, deverá começar com exercícios mais simples e durante um menor período de tempo.
• Não deve exceder os 60 minutos de exercício e, caso se sinta cansada, deve parar imediatamente.
• Se não conseguir manter uma conversa durante o exercício físico, está a exagerar e deve abrandar.
• Se sentir qualquer tipo de dor, desconforto ou mal-estar durante a prática de qualquer tipo de exercício físico, deve parar imediatamente.
• Inicie sempre qualquer atividade física com um período de aquecimento, para evitar lesões.
• Tenha o cuidado de se alimentar de forma adequada, antes e depois do exercício físico.
• Mantenha-se hidratada ao longo de toda a atividade física.
• Evite ficar com muito calor/muito suada.
• Opte sempre por roupa larga e confortável.
• Evite movimentos bruscos como saltos, voltas, levantar-se repentinamente e estar muito tempo deitada de costas.
• Termine sempre qualquer atividade física com um período de relaxamento.


Monica Aragão
De Mãe para Mãe
www.demaeparamae.pt
Categoria Tags