Faça Pilates em 2017

Alguma vez experimentou fazer uma aula de Pilates? Melhore a sua postura, diminua as dores e durma melhor.

Entre os métodos de exercitação difundidos na atualidade, o Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental – Contrologia, configura-se como uma metodologia voltada para a melhoria da qualidade de vida de pessoas em qualquer idade e condição. Desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, o método foi concebido para beneficiar quer pessoas debilitadas – até mesmo pessoas acamadas em hospitais – como pessoas saudáveis e até mesmo atletas e bailarinos profissionais.

O Método inclui um vasto leque de exercícios que deverão ser realizados segundo os seis princípios definidos por Joseph Pilates: Concentração, Centralização, Precisão, Respiração, Controlo e Fluidez.

Toda essa sistematização leva em consideração as características dos praticantes, de forma individual, os objectivos da exercitação, os princípios gerais de adaptação ao esforço, os princípios de desenvolvimento psicomotor, os princípios de aprendizagem motora e os princípios didático-pedagógicos aplicáveis à orientação de pessoas em processo de desenvolvimento e aprendizagem.

faça pilates1

A exercitação regular no Método de Pilates, pode resultar em diversos benefícios para o praticante.

Tais benefícios decorrem das adaptações individuais aos exercícios, em associação com outras variáveis, das quais as mais centrais são a nutrição, o repouso e as atitudes do sujeito na vida quotidiana, as quais decorrem de acordo com os seus valores, as suas crenças e o seu conhecimento.

Segundo Joseph Pilates, o tipo de benefício e a sua extensão dependem das características do praticante, da sua história de vida e da forma pela qual se envolve e assimila o método.

Desta forma o Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental – Contrologia, pode proporcionar diversos benefícios (quando orientado por profissionais com formação adequada), tais como:

  • Melhoria da função cardiovascular e respiratória;
  • Melhoria da postura e do alinhamento osteoarticular, associado ao aumento de força e elasticidade muscular;
  • Melhoria em dores crónicas associadas ao aparelho locomotor;
  • Melhoria nas funções psicomotoras associadas à consciência do corpo e ao controlo dos movimentos;

pilates_core

  • Facilitação da drenagem linfática e da eliminação de toxinas;
  • Melhoria do sono;
  • Prevenção de doenças circulatórias, metabólicas e músculo-esqueléticas (por lesão ou degeneração).

Experimente e sinta a diferença!

Alexandre Henriques
Personal Trainer Holmes Place 5 de Outubro

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!




Categoria Tags