Fisioterapia: Más posturas, como reeducar?

Já lhe disseram que tem uma má postura quando está sentado/a ao computador? A reeducação postural é essencial para aumentar o seu bem-estar e diminuir as dores inerentes de más posturas diárias.

Hoje em dia, no campo da fisioterapia, sabemos que a maior parte das lesões não tem uma origem traumática mas são um efeito de uma postura incorreta ao longo da nossa infância, adolescência e vida adulta. Em todas estas fases o nosso corpo sofre alterações e vai-se adaptando ao nosso meio ambiente, às nossas tarefas do dia a dia e aos movimentos que realizamos repetidamente.

Posições inadequadas ao dormir, no sofá, no trabalho com a utilização abusiva do computador e um ambiente de trabalho desadequado são apenas as principais causas de alterações posturais da atualidade.

Uma postura correta deve ser funcional e esteticamente agradável, confortável sem provocar fadiga muscular, para isso é necessário existir um bom equilíbrio muscular de forma a proteger as estruturas de suporte do corpo contra lesões ou alterações morfológicas. A boa saúde da nossa coluna depende das atitudes posturais praticadas diariamente.

Para que tenha uma postura correta e uma coluna sem dor ficam aqui algumas dicas fáceis de incutir no seu dia a dia:

Evite dormir de barriga para baixo, pois essa é a posição mais agressiva para a sua coluna cervical, sendo a causa mais comum do “típico torcicolo”. Se gostar de dormir de barriga para cima tenha atenção e utilize uma almofada muito baixa e coloque outra por baixo dos joelhos para aliviar a tensão ao nível da coluna lombar. A posição vencedora para a hora de dormir é a deitada completamente de lado, pois é possível manter a coluna vertebral mais alinhada. Nesta posição, a almofada deve ter a altura do ombro para que a cabeça não fique inclinada, se possível utilize também uma almofada com pouca espessura entre os joelhos de forma a ter um bom alinhamento corporal.

No trabalho, se passa muitas horas sentado e ao computador com uma má postura o aparecimento de dores na coluna vertebral é inevitável. Para evitar isso, tenha atenção à ergonomia do seu espaço de trabalho, ajustando a altura da cadeira com a altura da mesa, e a altura do ecrã do computador ao nível da sua visão. É essencial reduzir o tempo sempre na mesma posição e fazer alguns intervalos ao longo do dia para alongar, mobilizar as articulações e diminuir o incómodo e compressão sobre coluna.

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Para finalizar, é fundamental que pratique exercício físico regular e tenha uma dieta alimentar equilibrada pois o excesso de peso associado ao sedentarismo e posturas repetidas traz muitas complicações para a sua coluna e articulações como o joelho e anca. O exercício físico vai permitir manter um bom equilíbrio muscular, aumentar a sua resistência, energia e bem-estar.

Nos ginásios Holmes Place temos uma equipa de nutricionistas, personal trainers e fisioterapeutas disponíveis para o ajudar a ter uma prática desportiva saudável e segura. Nos nossos clubes terá acesso a uma avaliação postural e a um acompanhamento regular para juntos deixarmos as más posturas para trás das costas. Dispomos ainda da aula de reeducação postural onde poderá começar a sentir os efeitos benéficos de uma postura correta.

Sofia Campos
Fisioterapeuta Holmes Place Arrábida Shopping

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*oferta válida para não sócios, até dia 31 de Maio de 2017 nos clubes disponíveis. O Holmes Place reserva-se o direito de admissão.

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Aula de Reeducação Postural

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