Fitness: Escolha a Elíptica

Inclui a elíptica no seu treino de fitness? Se não, devia.

A elíptica é um equipamento cardiovascular que combina num único movimento; o pedalar de uma bicicleta estática, a subida de degraus de um stepper, o puxar uma resistência como um remador e os padrões corporais verticais de um corredor numa corrida sem impacto. Sendo, assim, é um excelente equipamento a acrescentar no seu treino de fitness.

Porquê a elíptica?

Em média uma hora de exercício físico de elíptica queima entre 400 a 500 calorias.
Treinar numa elíptica queima mais calorias, pois envolve os braços e as pernas e utilizamos mais músculos para além disso tem benefícios cardiovasculares.
O ajuste da intensidade é fundamental para conseguir queimar mais calorias, a carga a utilizar deve oferecer uma resistência suficiente para que o movimento seja fluído e eficaz, temos de manter o tronco numa posição vertical e o olhar dirigido na frente, os ombros estão relaxados e bem afastados das orelhas. Os braços e as pernas devem estar descontraídos e semi-fletidos e os pés totalmente apoiados.

Durante o treino numa elíptica utilizamos cerca de 80% dos nossos músculos o movimento dos pedais solicita as coxas, os glúteos, os gémeos; e, ao mesmo tempo, os braços, os ombros e os peitorais trabalham para accionar as pegas. A ergonomia do equipamento permite que se mantenha o corpo direito, ativando o core e os músculos posturais.

Erros Comuns

Na maior parte dos casos os praticantes de elíptica transferem todo o peso do corpo para a frente de forma a auxiliar o movimento dos braços, o que desalinha os nossos segmentos corporais e aumenta a tensão nos ombros e lombares. Outro dos erros frequentes é exercer mais esforço nas pernas, muitas vezes sem apoio total dos pés o que diminui a superfície de apoio, logo aumenta a pressão nas articulações. A longo prazo a sobrecarga pode comprometer os joelhos e pés e acaba por levar a lesões. Se não utilizar os braços nos exercícios também reduz os benefícios cardiovasculares, bem como a queima de calórica.

A elíptica é um dos equipamentos cardiovasculares mais utilizados nos ginásios e Health clubs por praticantes sem limitações, mas também é utilizado na reabilitação física e motora principalmente em lesões em que o impacto não seja recomendado. O movimento de elipse produz o movimento natural de um corredora, o peso do corpo está bem distribuído e o apoio deve estar uniforme sobre as duas pernas e pés. Os desportistas utilizam regularmente a elíptica na sua preparação física ou para recuperarem a sua forma após lesão.

Tiago Gonzalez Rodrigues
Regional Master Trainer

pub artigo campanha passatempo

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!



Categoria Tags