Liberte-se da ansiedade

4 dicas que precisa de saber para se libertar da ansiedade para sempre

Todas as pessoas ficam ansiosas de tempos a tempos. Quer estejam preocupadas por causa de dinheiro, saúde, trabalho, amor ou família, a ansiedade pode manifestar-se de muitas formas e ter um impacto negativo na sua vida – assim como no seu corpo.

E enquanto muitos de nós estão familiarizados com algumas estratégias anti-stress, outros mantêm o coração acelerado, problemas em dormir ou pensam em demasiadas coisas ao mesmo tempo.

Aqui estão algumas estratégias efetivas para ultrapassar a ansiedade e alcançar uma vida mais feliz e saudável – desde técnicas de mente e corpo a chás calmantes. Quanto mais se comprometer com as mesmas, melhor se vai sentir.

1. Respirar fundo

Esta é uma das melhores formas para libertar os sentimentos de ansiedade, preocupação, pânico, … - e também é um dos mais simples. A ansiedade está normalmente associada a uma respiração irregular. Quando se sentir ansioso(a) experimente o seguinte:

  • Sente-se numa cadeira com as costas direitas e os seus braços sobre o colo.
  • Respire profunda e calmamente através do seu nariz, durante 5 ou 6 segundos, e encolhendo o estômago.
  • Aguente esta respiração por uns segundos e depois respire pela boca e relaxe o seu estômago durante cerca de 7 segundos.
  • Repita 10 vezes e vai começar a sentir-se mais calmo(a) a cada respiração

2. Faça exercício diariamente

Qualquer coisa que vá desde 10 minutos de trabalho a 1h completa de Zumba pode acalmar a sua ansiedade de imediato. Assim como libertar a sua mente e aumentar as suas endorfinas. Estudos demonstram que o exercício aeróbico feito de forma regular pode reduzir os níveis de tensão, melhorar o humor, o sono e a autoestima. Da próxima vez que se sentir stressado, vá ao ginásio, fazer uma corrida ou yoga – o seu corpo, mente e alma vão agradecer-lhe.

3. Organize-se

A desorganização causa stress. Se estiver a sentir-se desorganizado na sua casa ou trabalho, a sua mente também será afetada. Acabe com a sua desorganização e irá sentir-se mais relaxado(a) de dia para dia. Comece por um objeto de cada vez – se descobrir um item que não utiliza, queira ou precise, livre-se dele, recicle ou ofereça-o.

4. Melhore a qualidade do seu sono

A ansiedade e o sono (ou falta dele) andam de mãos dadas. Irá entrar num círculo vicioso de insónia e ansiedade: quanto mais de preocupar com o não dormir, menos dorme; quanto menos dorme, mais se preocupa! Mas quando está stressado(a), o seu corpo precisa de descanso. Tente manter uma rotina ao ir para a cama à mesma hora todas as noites e acordar também sempre à mesma hora. Não olhe para dispositivos electrónicos pelo menos meia hora antes de se deitar. Evite também a cafeína e o álcool. Se for beber antes de ir para a cama, aposte num chá de camomila – alivia o sistema nervoso e foi demonstrado que causa um efeito calmante sobre os sintomas de ansiedade.

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