Nutrição: 5 alimentos que fazem mal à sua pele

Saiba qual a influência da nutrição na saúde da sua pele!

A pele é um órgão importante na terapêutica de várias doenças ou condições benignas, como por exemplo, a acne (inflamação dos folículos pilosos); a celulite (alterações do tecido subcutâneo e gorduroso da pele) e a psoríase (doença auto-imune da pele), entre outras.

Ter uma pele bonita e saudável não é fácil, no entanto, uma boa nutrição ajuda a reduzir o envelhecimento precoce, acne e outros problemas de pele.

Mas quais os alimentos que afetam a nossa derme?

Apesar de uma dieta equilibrada ajudar a ter uma boa saúde física e mental, existem alguns alimentos que, quando consumidos em excesso provocam danos que se refletem na pele.

Deve reduzir o consumo de:

marisco
Marisco: são alimentos ricos em iodo, que quando consumidos em excesso podem provocar o aparecimento de cravos em pessoas com tendência para a acne.

açucar
Açúcar: O consumo excessivo de alimentos com açúcar enfraquece a pele e reduz a produção de colagénio, o que favorece o aparecimento de rugas ou outras infeções, tais como dermatite.

sal
Sal: Este alimento provoca retenção de líquidos, o que faz com que haja inflamação. Isto danifica a pele e deixa-a menos elástica.

café_pele
Café: O consumo excessivo de café provoca aumento dos níveis de cortisol (hormona do stress), que por sua vez, acelera o envelhecimento, desidratação e opacidade da derme.

alimentos_processados
Alimentos processados: Estes trazem uma grande quantidade de gorduras saturadas e açúcares que provocam a desidratação da pele, favorecendo assim o aparecimento de rugas.

A pele é um órgão que está em constante regeneração, por isso é necessário manter uma alimentação saudável e equilibrada, que fornece os nutrientes necessários para uma boa hidratação.

Libânia Braga
Nutricionista no Holmes Place Arrábida Shopping

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!


Categoria Tags