O local de trabalho ideal para a sua saúde

A inatividade e o comportamento sedentário são, hoje em dia, dois dos grandes desafios da Saúde Pública.

Presentemente, muitos empregos envolvem estar a maior parte do dia sentado a uma secretária, o que pode aumentar o risco de excesso de peso ou mesmo de obesidade. Além disso, outros problemas de saúde têm sido associados a ficar muito tempo sentado, incluindo diferentes tipos de cancro, doenças cardiovasculares, e diabetes do tipo 2.

Pesquisas recentes sugerem que pessoas que ficam mais de 6 horas diárias sentados e praticam exercício físico regular são mais propensos a ter doenças cardíacas do que aqueles que ficam menos de 3 horas por dia sentados e não praticam qualquer exercício! Por outras palavras: estar envolvido numa atividade moderada ou vigorosa algumas horas durante a semana não parece compensar de forma significativa o estar sentado por prolongados períodos de tempo.

De acordo com um novo estudo da Universidade de Miami, o simples ato de alterar semanalmente uma “reunião sentada” por uma "reunião a andar" (walking meeting) pode ajudar os trabalhadores sedentários a aumentar a sua atividade física relacionada com o trabalho. Estudos anteriores demonstraram que o exercício moderado, que inclui caminhadas rápidas, durante breves períodos de tempo, como apenas 15 minutos por dia, pode adicionar até 3 anos de expetativa de vida.

Outra opção será realizar "reuniões em pé" que se tornaram um ritual comum de muitas equipas de trabalho. Só o ato de estar em pé queima cerca de 12% mais calorias do que estar sentado. Há dados que indicam que as reuniões em pé decorrem muito mais rapidamente do que as reuniões sentadas, e podem aumentar a participação ativa e a partilha de ideias.
Por esta razão, uma opção para os trabalhadores de escritório que tem vindo a crescer em popularidade são as estações de trabalho em pé que, como o nome sugere, permite-lhe converter facilmente a sua secretária tradicional numa estação para trabalhar em pé.

bola de pilates

Outras ferramentas que podem ser facilmente usadas no escritório para aumentar o movimento e / ou reduzir o tempo sentado são:

Pedómetros para acompanhar o quanto anda por dia. Estudos mostram que pessoas que usam um pedómetro caminham cerca de 2000 passos a mais por dia.
Bolas anti-stress para aliviar o stress e melhorar a força nos mãos. Uma bola de ténis pode ser uma alternativa.
Bolas de estabilidade / (= de Pilates) para substituir a cadeira convencional. Elas podem ajudar a fortalecer os músculos das costas e abdominais, e contribuir assim, para a diminuição da dor lombar e lesões.

Quem não costuma fazer exercício regularmente deve começar por usar o equipamento acima indicado durante um tempo limitado e ir aumentando gradualmente a sua utilização de modo a evitar lesões, da mesma forma que o faria com qualquer novo tipo de exercício.

meeting

Outras ideias para se tornar mais ativo no trabalho incluem usar as escadas em vez do elevador, almoçar longe da mesa, fazer uma pausa do computador a cada 30 minutos e caminhar até a mesa de um colega, em vez de telefonar ou enviar um email.

Referências Bibliográficas:
Kling HE et al. Opportunities for Increased Physical Activity in the Workplace: the Walking Meeting (WaM) Pilot Study, Miami, 2015 015. Prev Chronic Dis 2016;13:160111.
American College of Sports Medicine (ACSM) 2016 Annual Meeting: Abstract 1723. Presented June 2, 2016.
'Workplace interventions for reducing sitting at work, N Shrestha et al, Cochrane Database of Systematic Reviews 2016.
Bravata D, et al. "Using pedometers to increase physical activity and improve health: a systematic review" JAMA 2007; 298: 2296-2304.
Thordis Berger
Chief Medical Officer

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