O melhor treino para perder peso

Qual o treino ideal para perder peso? Saiba mais acerca dos treinos de pesos e de cardio.

Qual o treino de Fitness ideal para perder peso? Esta é uma das perguntas mais comuns quando se pretende diminuir alguns quilos na balança.

Podemos identificar os dois métodos mais falados quando se aborda esta questão: o treino cardiovascular e o treino com pesos. Na conjugação correta destes dois sistemas pode estar o segredo para prolongar no tempo os seus resultados.

Treino de pesos

Essencial para perder peso. Bastam dois treinos por semana para provocar alterações no organismo (aumento do tónus muscular e ganho de resistência muscular) que ajudam a gastar calorias mesmo quando não está a fazer exercício.
Como? Além do gasto calórico pós treino ser grande - para permitir a recuperação dos nossos músculos (pode estender-se até 48h depois do treino), - o treino de pesos promove alterações que levam ao ganho de massa muscular.
Para manter a massa muscular que ganhou, o corpo vai necessitar de gastar calorias. Assim, uma pessoa que faça treino de pesos em simultâneo com treino cardiovascular gasta mais calorias comparativamente a alguém que faça apenas treino cardiovascular.

Treino cardiovascular

O treino cardiovascular é importante para, entre outras coisas, aumentar a capacidade de captar oxigénio e a resistência para, por exemplo, conseguir subir escadas mais facilmente. Além disso, um bom treino cardiovascular permite obter gastos calóricos totais relevantes. No entanto, esses gastos ocorrem apenas no período durante e pós-treino (2 a 4 h).

Cardio

Pesos vs Cardio: O que fazer? Calendarização

O treino cardiovascular pode até promover, em boa parte dos casos, um gasto calórico total de treino maior do que o treino de pesos. No entanto, as calorias gastas pós exercício - para colocar o corpo de volta à normalidade - são muito menores quando comparadas com as calorias pós treino de pesos.
Para perder peso a solução passa por combinar da melhor forma estes dois tipos de treino, podendo contudo dar maior enfoque ao treino com pesos. É importante uma correta calendarização do plano de treino que deverá sofrer adaptações contínuas ao longo do tempo – o corpo deve receber diferentes estímulos, evitando que se habitue totalmente ao treino inicialmente imposto. A forma mais segura e eficaz de o fazer é através de um especialista que cria e adapta um plano de treino ajustado às necessidades específicas do praticante.


Nuno Ribeiro
Master Trainer Holmes Place Arrábida

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