o que é o Jet Lag?

Descubra quais os sintomas que são causados pelo Jet Lag.

O termo jet lag representa todo o mal-estar causado pela mudança de fuso horário.

O nosso organismo está naturalmente programado para realizar uma série de tarefas ao longo de um período 24 horas e desenvolve consequentemente um ciclo de sono-vigília associado aos padrões de luminosidade e escuridão do nosso meio ambiente.

Uma mudança de fuso horário altera frequentemente este ciclo - denominado ciclo circadiano – e tem impacto em muitos processos fisiológicos, levando ao aparecimento de diversos sintomas.

Sintomas

Os sintomas de jet lag podem ser ligeiros ou acentuados, dependendo do número de fusos horários que a pessoa atravessa e da sua sensibilidade a essas alterações. Os mais comuns são: cansaço, sonolência ou insónia, irritabilidade, náusea, dor de cabeça e mal-estar.

Dicas para amenizar os efeitos do jet lag

Não se consegue prevenir totalmente o jet lag, no entanto, algumas medidas podem ajudar a amenizar os seus efeitos.
Se a viagem for de curta duração (inferior a cinco dias) o melhor é tentar manter, no destino, os horários de repouso e de refeições o mais próximos possíveis do seu dia a dia.

No caso de viagens mais longas, o ideal é tentar habituar-se ao horário do destino nos dias anteriores ao do embarque.

Durante o próprio voo é possível começar a adaptação:

jet lag1

• Considere não aceitar a comida servida no avião. Caso a fome não permita a recusa, opte por alimentos leves e evite o álcool, café, refrigerantes à base de cola, chá preto ou chá mate, para que não haja distúrbios nos padrões de sono;

• Procure dormir durante o voo. Use máscaras para os olhos e tampões para os ouvidos;

• Beba bastante água para evitar a desidratação;

cafeína

• Evite o álcool e a cafeína uma vez que estes podem afetar o sono, contribuindo para a desidratação e agravamento dos sintomas de jet lag;

• As pernas e os pés podem inchar durante o voo, caso permaneça muito tempo sentado. Para evitar que isto aconteça, levante-se e caminhe sempre que possível e quando estiver sentado(a), movimente as pernas e faça exercícios de rotação com os pés.

Depois de chegar, tente adotar o horário da sua nova localização o mais rapidamente possível, dormindo de noite, ficando acordado durante o dia e comendo às horas locais normais das refeições.

Saia à luz do dia na nova localização. A exposição à luz natural pode ajudar a pessoa a adaptar-se ao novo ambiente com maior rapidez.

Duração/prognóstico

O jet lag é um problema ligeiro que desaparece espontaneamente ao fim de alguns dias. As pessoas com rotinas regulares e as pessoas mais idosas têm uma menor capacidade para tolerar os desvios dos ciclos de luminosidade-escuridão e podem demorar ligeiramente mais tempo a recuperar. No entanto, mesmo para estas pessoas, os sintomas tendem a desaparecer ao fim de duas semanas.

Thordis Berger
CMO - Chief Medical Officer - Portugal

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!




Categoria Tags