O que é que provoca o aumento de peso?

Por mais exercício que faça, aumenta sempre de peso? Saiba o que pode estar a impedir a sua perda de peso.

Pode ser frustrante quando o número que aparece na balança não reflete o seu estilo de vida saudável. O aumento de peso pode passar por comer mais calorias do que as que queima, mas existem outros fatores que podem estar associados.


Desidratação

Beber água em quantidade suficiente é crucial para a manutenção do peso. Quando o seu corpo está devidamente hidratado, é muito mais fácil para o seu sistema digestivo processar os nutrientes que está a ingerir e colocá-los no local onde são necessários no corpo. Pelo contrário, não beber água suficiente pode fazer com que o seu corpo faça a retenção do excesso de água dos alimentos que consome, resultando num aumento de peso. Estar desidratado pode ainda fazer com que o seu corpo pense que está com fome, quando na realidade está com sede, fazendo com que coma mais do que se estivesse devidamente hidratado.

Falta de nutrientes

Baixos níveis de magnésio, ferro e vitamina D podem causar danos no seu metabolismo, tornando mais difícil a manutenção de um peso saudável. Pode obter mais magnésio na sua dieta ao comer amêndoas, ferro através da carne vermelha e espinafres e vitamina D se beber leite fortificado e apanhar sol durante 5/10 minutos. Caso a deficiência destes nutrientes se mantenha, deverá consultar um nutricionista para averiguar se necessita de tomar suplementos.

Dormir pouco

Não dormir o suficiente pode fazer com que se sinta mais lento e cansado ao longo do dia. Também pode contribuir para o aumento do peso. Dormir pouco afeta as hormonas, que podem afetar o seu metabolismo e a capacidade de processar os alimentos da melhor forma.
Também se torna mais complicado de analisar os sinais que o corpo vai enviando de fome ou saciedade. Adicionalmente, ficar acordado até tarde contribui para ir petiscando durante a noite, comendo mais calorias em comparação com as que queima.

Efeitos secundários da medicação

É possível que medicamentos ou suplementos que esteja a tomar causem o aumento de peso. Verifique com o seu nutricionista e médico quais as melhores opções para si.

Problemas médicos

Se seguir uma dieta alimentar apropriada, praticar muito exercício físico e não descobrir nenhuma razão para o aumento de peso, poderá ser um problema médico.
Condições como o Síndrome de Cushing, excesso de cortisol ou Hipotiroidismo podem contribuir par ao aumento de peso, mesmo que esteja a seguir um estilo de vida saudável. Marque consultas pontuais com o seu médico para verificar estas situações e outras possíveis. Assim como para fazer os exames necessários.


Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!


Categoria Tags