Reduzir o metabolismo? O que acontece ao nosso corpo aos 30 anos

O que é que realmente acontece quando o seu corpo entra nos 30? Há 3 coisas que deve ter em atenção.

Aos 21 anos, poderia comer uma pizza inteira sem ficar com os jeans mais apertados, mas agora poderá ter de trabalhar um pouco mais para ficar em forma. As alterações de metabolismo mais profundas deverá acontecer por volta dos 40, embora possam afetar muitas pessoas já a partir dos 30.

1. Alterações hormonais

Tanto o homem como as mulheres produzem menos hormonas quando atingem os 30. O estrogénio – a hormona que controla o ciclo mensal feminino - começa a diminuir aos 30 e depois aos 35. Isto pode causar o aumento de peso e diminuição da libido. Pode até entrar na pré-menopausa, o que pode causar alterações de humor e ansiedade.

Para os homens, os níveis de testosterona diminuem quanto mais envelhece. Isto pode provocar algumas alterações não desejadas como o aumento de peso (especialmente na zona abdominal), dificuldade em ganhar e manter a massa muscular, humor depressivo e disfunção eréctil.

O que pode fazer: O melhor tipo de exercício para regular as hormonas e queimar gordura é o treino intervalado de alta intensidade. Treinos para aliviar o stress como o yoga também são ótimos para reduzir as mudanças de humor.


2. Perda da densidade óssea

Esta é uma alteração que não consegue ver mas que existe. A perda de densidade óssea começa aos 30 e por volta dos 35 o seu corpo está a perder mais do que aquilo que consegue substituir. Também irá sentir uma redução do tónus muscular o que pode ter um efeito negativo na sua força e equilíbrio.

O que pode fazer: certifique-se que consome cálcio em quantidade suficiente e mantenha-se ativo através de exercícios aeróbicos e com pesos para evitar a osteoporose numa idade mais avançada. Treinos de resistência são também excelentes para melhorar a massa muscular e a força.

3. Diminuir o metabolismo

Se começa a sentir o aumento de peso aos 30 anos, esta pode ser uma das causas. Quando envelhece, o seu metabolismo começa a diminuir – ou seja, não precisa de tanta energia para se alimentar embora mantenha o mesmo apetite que tinha aos 25 anos. E quando os seus músculos não conseguem metabolizar a energia de uma forma eficiente, é mais provável que o peso aumente. Para os homens, isto acontece de uma forma mais gradual. No entanto, a gravidez e a menopausa nas mulheres podem retardar as coisas de uma forma mais drástica.

Holmes Place Internacional

Gostou deste artigo? deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags