Saúde: Que exercícios podem praticar as pessoas com problemas cardíacos?

Tem problemas cardíacos? Saiba como manter a atividade física tendo em conta a saúde do seu coração.

Tal como qualquer outro músculo, o seu coração também precisa de atividade física para se manter saudável. Sofrer de um problema cardíaco não é uma contra-indicação para a prática de fitness. No entanto, se sofre de um problema cardíaco, talvez seja necessário seguir o conselho do seu médico ou outro profissional de saúde para poder beneficiar do exercício físico de uma forma segura. Isto é especialmente importante se não estiver habituado a praticar qualquer tipo de exercício.

Atividades seguras: Poderá ser aconselhado a evitar atividades árduas, como por exemplo levantar e empurrar objetos pesados e também desportos competitivos e vigorosos (como por exemplo, o squash ou o ténis).
A natação é uma boa opção para muitas pessoas com problemas cardíacos, mas para algumas pessoas poderá aumentar a pressão sobre o seu coração. Se pretende nadar, é muito importante que verifique primeiro com seu médico.

natação

Mudanças da medicação: Alguns medicamentos podem ter um forte impacto no funcionamento do corpo durante o treino. O seu médico pode informá-lo se precisar de mudar o seu plano de exercícios.
Se o seu médico lhe receitar um medicamento novo, pergunte se isso afeta a atividade física que você gostaria de fazer. Este é especialmente o caso se estiver medicado com betabloqueadores que diminuem o ritmo cardíaco.

Dicas gerais de treino para pessoas com problemas cardíacos:
• Se o seu programa de fitness foi interrompido por mais de alguns dias (por exemplo, devido a doença, férias ou mau tempo), certifique-se que regressa à rotina. Comece com um nível reduzido de atividade e aumente gradualmente até conseguir chegar ao nível em que estava antes da interrupção.
• Não faça exercícios ao ar livre quando estiver muito frio, quente ou húmido sem consultar primeiro o seu médico. A humidade elevada poderá fazer com que se canse mais rapidamente. As temperaturas extremas podem interferir com a circulação, dificultar a respiração e causar dor no peito.
• Mantenha-se hidratado. Especialmente nos dias quentes, é importante beber água mesmo antes de sentir sede.

exercicio cardiacos

À medida que se exercita, é normal sentir falta de fôlego, suar e ter batimentos cardíacos mais rápidos do que habitualmente.

Os sintomas não são normais quando:
• Ficar extremamente sem fôlego, fraco ou tonto durante o treino. Neste caso, diminua o seu ritmo ou descanse. Enquanto descansa, mantenha os pés erguidos. Se os seus sintomas continuarem, ligue para o seu médico.
• Se tiver um batimento cardíaco rápido ou irregular, descanse e tente relaxar. Verifique o pulso após 15 minutos. Se ainda for superior a 120-150 batimentos por minuto, ligue para o seu médico.
• Se tiver algum tipo de dor, não continue esse exercício. Fale com o seu médico.
• Se tiver dor ou pressão no seu peito, braço, pescoço, mandíbula ou ombro, ligue para o seu médico ou para a linha de Saúde24.

THORDIS BERGER
CMO - Chief Medical Officer Holmes Place Portugal

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags