Tonturas durante o exercício físico

Já sentiu tonturas enquanto fazia exercício físico?

Sentir tonturas durante o exercício não é algo que deva ser considerado normal. Felizmente, na maioria dos casos, este sintoma não está associado a nenhum problema sério, sendo frequentemente consequência de alguma nível de desidratação, de técnicas erradas de respiração ou de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). Em alguns casos, as tonturas podem surgir associadas a hipertensão arterial ou doença cardíaca.

Desidratação

desidratação

A desidratação refere-se ao processo de perda de água corporal que, no contexto desportivo, acontece principalmente através da sudação. Pode manifestar-se através de tontura, dor de cabeça, boca seca, entre outros sintomas.
Qualquer forma de exercício contribui para a perda de água, principalmente através de suor. No entanto, a perda é mais evidente quando se pratica atividade física moderada a intensa. Além disso, grandes défices de fluido corporal levam também à perda de eletrólitos, como sódio, potássio, cloro e magnésio, entre outros nutrientes.

Uma boa regra para aplicar e evitar o risco de desidratação é beber sempre que surja a sensação de sede. Beber água com eletrólitos ou bebidas desportivas, após o exercício, ajudará o seu corpo a absorver fluidos de uma forma mais eficiente.
Para uma hidratação efetiva, a bebida e a comida ingeridas devem repor os eletrólitos e o volume, perdidos no suor.
Recordamos que a água é usada para inúmeros processos metabólicos, muitos dos quais com efeito direto ou indireto na recuperação. Assim, uma hidratação adequada influencia de forma positiva o crescimento e a recuperação muscular e também contribui fortemente para a perda de peso.

Respiração (inadequada)

respiração_yoga

Há milhares de anos que o yoga demonstra que o bem-estar físico, emocional e espiritual pode estar associado diretamente ao ato de respirar. Durante a atividade física, o corpo precisa de um maior aporte de oxigénio, especialmente durante exercícios mais intensos e, por isso, é crucial realizar uma respiração adequada. Uma respiração eficaz também pode ajudar a realizar exercícios físicos durante mais tempo e com menos esforço.
De acordo com a American Heart Association, o teste da conversa pode ajudar a perceber se a intensidade do treino é adequada para o seu condicionamento físico: a ideia é poder falar frases completas sem sentir falta de ar.
Um esfoço demasiado elevado - não apropriado para a sua condição - , pode causar uma respiração muito superficial ou muito rápida. Isso pode levar a tonturas, fraqueza ou a sensação de que vai desmaiar.
Consulte um Personal Trainer para recomendações sobre técnicas de respiração adequadas.


Hipoglicemia = Baixo teor de açúcar no sangue

hipoglicemia

A causa principal de uma hipoglicemia é a falta de açúcar (=glicose) no sangue, surgindo frequentemente devido a uma dieta alimentar diária irregular ou insuficiente, pouca ou muita atividade física ou stresse agudo. Os sintomas de hipoglicemia podem variar de uma pessoa para outra, mas manifestam-se frequentemente na forma de tonturas, mal estar, hipotensão, suor frio, entre outros.

Geralmente, a hipoglicemia é benigna e diminui rapidamente após a ingestão de alimentos doces (sumo ou peça de fruta, por exemplo). No caso de recidiva, é importante consultar um médico para determinar as causas exatas das fases de hipoglicemia.

Problemas médicos

Em alguns casos, as tonturas podem ser causadas por um problema médico subjacente ou certos medicamentos, particularmente medicação da pressão arterial. Doenças cardíacas e problemas do ouvido interno são frequentemente associados a tonturas. Se tem um problema conhecido ou sofre de tonturas constantes, deve consultar um médico para realizar um diagnóstico adequado.

Atenção

Caso sinta tontura, pare o exercício e descanse um pouco. Mantenha a cabeça acima do seu coração. Pode sentar- se numa cadeira ou caminhar ao seu redor. Evite a perda de equilíbrio, eventual queda.
Beba água, sumo ou uma bebida isotónica. Se possível, coma alguma fruta, uma barra de cereais ou uma sanduíche.
Se a tontura não responder à ingestão de líquidos ou alimentos sólidos e não desaparecer depois de uma hora, entre em contacto com um médico.
Procure atendimento médico imediato se tiver tonturas juntamente com um ou mais dos seguintes sintomas: dor no peito, palpitações cardíacas, incapacidade de mover um braço ou perna ou uma alteração na visão ou na fala.

Thordis Berger
CMO - Chief Medical Officer - Portugal

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!



Categoria Tags