Treino cardiovascular: Como melhorar para caminhadas

Costuma fazer caminhadas? Existem treinos específicos que o/a podem ajudar a melhorar a sua perfomance e resistência nas mesmas.

O treino cardiovascular é essencial para que exista uma melhoria da condição física. Este pode ser caracterizado em relação à duração e intensidade: pode ser de baixa intensidade e de longa duração, ou de alta intensidade e curta duração. Segundo o ACSM (American College of Sports Medicine) é recomendado que a intensidade do exercício se situe entre 55 a 65% até 90% da frequência cardíaca máxima, para populações normais. Este contribui para uma melhoria da qualidade da nossa vida e para o nosso bem-estar.

Segundo o ACSM (2000), são suficientes 30 minutos de atividade física diária, para beneficiar dos efeitos do exercício, sejam fisiológicos ou psicológicos. Pode ajudá-lo/a a controlar o peso, reduzir o stress, baixar a pressão arterial, ajudar a controlar a diabetes e reduzir o risco de doenças cardíacas. Atividades leves e moderadas, como caminhar, ajudam a baixar o risco de doenças cardiovasculares por isso se não tem 30 minutos de uma só vez, pode dividir este em 3 períodos de caminhadas de 10 minutos por dia.

De um modo geral seria bom começar com uma frequência de 3 vezes por semana com cerca de 30/40 minutos e ir aumentando gradualmente, quer a frequência quer o tempo das caminhadas.

Numa fase inicial deverá optar pela frequência podendo chegar às 5 a 6 vezes depois e à medida que sente necessidade pode ir auemntando a duração das mesmas até 45/60 minutos. Como as caminhadas são um esforço maioritariamente contínuo deverá optar por manter um ritmo estável aumentando a duração do trajeto à medida que fica mais apto. Pode ainda variar as intensidades aumentando, por exemplo, o ritmo desse mesmo trajecto ou simplesmente repeti-lo mais uma vez e criando um estímulo diferente.

A passadeira será um excelente complemento ao treino em dias de chuva ou, caso tenha alguma limitação, vai poder controlar o seu esforço sem grande impacto ou variações do piso. Para além disso possibilita o maior controlo motor, o trabalho de equilíbrio e a implementação de outras metodologias de treino.

Contudo, depois de estabelecer objetivos será preciso programar um ritmo e períodos de treinos mais adequados às suas necessidades, bem como uma metodologia. Para isso, procure um profissional de exercício e saúde para que dê continuidade ao seu treino de forma controlada, equilibrada e motivada.

treino cardiovascular1

Antes e após o treino é importante alongar o corpo principalmente os pés, as pernas e a cintura com o objetivo de preparar ou relaxar após o esforço.

Caminhar é um ótimo exercício, é fácil de praticar, não exige habilidade, é barato, pode ser feito a qualquer hora, não tem restrições em relação a idades e pode ser feito em qualquer lugar.

Bruno Oliveira
Personal Trainer Holmes Place Beloura

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!



Categoria Tags