Treino de fitness para executivos

Quando tempo está sentado(a) numa secretária? Não prejudique a sua saúde, faça os nossos treinos e sinta a diferença.

Estudos mostram que permanecer sentado durante longos períodos de tempo é prejudicial. Os malefícios das horas que passa à secretária são hoje em dia comparáveis aos do fumo dos cigarros.

Para contrariar esta tendência, propomos uma série de exercícios de fitness que combatem a inércia. E se for mesmo verdade que “sentar é o novo fumar”, estes são os passos essenciais que deve seguir para evitar os males associados a um estilo de vida sedentário.

Desde conduzir até ao trabalho ao tempo que passa em transportes públicos, sentado na secretária do seu escritório ou a relaxar no sofá quando chega a casa, estar sentado ocupa a maior parte do seu dia e tem efeitos adversos na sua saúde.

Exercícios à secretária

Alongamentos:
Levante-se da cadeira. Estique os braços e, com as mãos juntas, eleve-as sobre a cabeça. Os braços devem estar totalmente alongados e alinhados com as orelhas. Repita 5-10 vezes.

alongamentos treino fitness executivos

Agachamentos:
Levante-se novamente. Cruze os braços ao nível do coração, agarrando os antebraços. Sem mover os braços, agache-se o mais possível inclinando ligeiramente o tronco para a frente. Repita 15 vezes ou combine 10 agachamentos e 10 retornos em apenas meio agachamento.

agachamento treino fitness executivos

Strider com rotação do tronco:
Comece na posição strider com a perna esquerda à frente e braços paralelos ao pé esquerdo. Eleve o braço esquerdo acima da cabeça enquanto roda o tronco. Troque – coloque o pé direito à frente e repita o mesmo movimento com o braço direito. Repita 15 vezes cada lado.

strider fitness treino executivos

Cão deitado:
Comece por se deitar no chão de barriga para baixo. Eleve as nádegas o mais acima possível e coloque as mãos à frente com a cabeça para baixo, de modo a formar um V invertido. Contraia as coxas e alongue os abdominais. Junte as omoplatas, afastando-as das orelhas. Repita 15 vezes.

cão deitado treino fitness executivos

Sugestões para a pausa:
Use as escadas (suba em passo rápido).
Caminhe pelo escritório durante a hora de almoço.
Vá ao ginásio para um treino rápido.


Fora do escritório

Este é um treino rápido e acelerado para quem não tem tempo a perder: uma rotina com circuito duplo de seis exercícios cada. Faça o primeiro treino duas vezes e para cada exercício despenda 30 segundos, sem período para descanso. Depois de terminar o primeiro circuito, pare e recupere o folego durante 1 minuto antes de recomeçar. Para o segundo circuito siga o mesmo padrão. No total, desfrutará de uns bons 25 minutos de exercício para se manter enérgico e saudável.

Circuito 1:

Levantamentos corporais assistidos:
Esta é a forma mais fácil de fazer levantamentos corporais. Em breve será um dos seus exercícios favoritos.

assisted pull treino fitness

Agachamento Bosu:
Leve os agachamentos até um outro nível com a ajuda do Bosu Balance Trainer.

agachamento bosu treino fitness executivos

Balouço americano kettlebell:
A técnica americana consiste em levantar o kettlebell acima da cabeça depois de fletir os joelhos, passando-o por baixo das pernas.

kettebell treino fitness executivos

Flexões de joelho:
As flexões são difíceis, por isso sugerimos que comece por fazê-las de joelhos, e em pouco tempo não irá precisar desta pequena ajuda.

flexoes do joelho treino fitness executivos

Bosu Balance (uma perna):
Exercite os músculos dos pés e tornozelos ficando de pé apenas sobre uma perna num Bosu Balance Trainer. Aumente a dificuldade ao abrir e fechar os braços repetidamente. Não se esqueça de alternar entre a perna esquerda e direita.

bosu balance treino fitness executivos

Abdominal com fitball:
Para concluir este circuito, exercite os abdominais com a ajuda de uma fitball. Não se apresse. A respiração é extremamente importante para executar este exercício mais facilmente.

fitball crunch treino fitness


Circuito 2

Upper row com elástico:
O segredo está no movimento. Puxe o elástico para trás até os seus cotovelos estarem alinhados com os ombros. Não se esqueça de controlar a resistência quando retorna à posição inicial.

upper row treino fitness executivos

Lunge com Bosu Balance:
Com a ajuda de um Bosu Balance, comece na posição inicial de lunge e levante-se ao mesmo tempo que eleva a perna direita ao peito. Os braços devem fazer o movimento oposto. Troque de perna.

bosu balance lunge treino fitness executivos

Peitoral:
Um exercício simples para exercitar os peitorais que pode ser executado com a ajuda de uma máquina. Não se esqueça de expirar enquanto concentra o peso sobre o centro do peito. Lentamente, retorne à posição inicial.

peitoral treino fitness executivos

Burpee (joelhos):
Fique de pé e olhe em frente. Agache-se e coloque as mãos à frente no chão. Coloque os pés atrás em posição de prancha, faça uma flexão e regresse imediatamente à posição de agachamento. Por fim, salte o mais alto possível a partir desta posição.

burpee joelhos

Dips:
Esta é uma forma fantástica de exercitar os tríceps. Escolha um apoio e sente-se, com as mãos à largura dos ombros. Depois deslize o rabo para baixo com as pernas estendidas. Contraia os braços e lentamente dobre os cotovelos até formar um ângulo de 90º. Regresse à posição inicial e repita.

dips treino fitness executivos

Prancha lateral:
Neste exercício oblíquo comece por deitar-se de lado com um cotovelo apoiado diretamente abaixo do seu ombro direito. Mantenha o corpo direito e alinhado. Lentamente levante a anca do chão de forma a que o peso do corpo seja suportado pelo cotovelo e joelhos. Ao mesmo tempo, não se esqueça de erguer o braço oposto em direção ao teto.

prancha lateral treino fitness executivos

Pronto para combater um estilo de vida sedentário e aproveitar o seu dia ao máximo?

Enjoy the journey

Treino da autoria da especialista Holmes Place: Anna Santidrian
Personal Trainer Holmes Place Urquinaona, Barcelona

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!


Categoria Tags