Vantagens de fazer exercício físico no Inverno

Descubra porque é que fazer exercício físico no inverno tem grandes benefícios para si e tire o maior partido dos mesmos.

Coloque as mãos no ar quem quiser abandonar o conforto do sofá, manta e a chávena de chá quente nos meses mais frios! Uma coisa é certa, nunca é muito fácil encontrar a motivação para fazer exercício no exterior com baixas temperaturas, mas fazê-lo pode tornar-se extremamente benéfico. Vista-se de forma a se proteger do frio e vá para o exterior.


Veja os benefícios:

Irá queimar mais calorias

Treinar ao frio queima mais calorias: quando se exercita num clima frio, o seu corpo esforça-se mais para regular a temperatura. Existem também diferentes tipos de gordura no seu corpo que o frio afeta de diferentes formas: branca, castanha e uma mistura das duas. A gordura branca é a gordura corporal indesejada, enquanto a gordura castanha (ou marrom) é o tecido metabólico que queima calorias. Alguns estudos chegaram à conclusão que expor os corpos a baixas temperaturas pode fazer com que a gordura branca passe a castanha.

Irá tornar o seu coração mais feliz

Quando está frio, o seu coração trabalha mais para distribuir o sangue ao longo do seu corpo. Enquanto for saudável, fizer exercício de forma regular, poderá tornar o seu coração mais forte – dando ao seu corpo maiores níveis de resistência em treinos futuros.

Irá aumentar o seu bem-estar emocional

Pense num passeio no parque, com ar fresco e neve a cair. É refrescante, estimulante e totalmente anti-stress. Levar o seu treino até estes elementos, especialmente quando o sol de inverno está a brilhar, pode fazer com que não sofra do Transtorno Afetivo Sazonal que é um tipo de depressão relacionado com os meses mais escuros e frios. Como o seu corpo se esforça para aquecer, os seus níveis de endorfina começam a aumentar, deixando-o(a) mais feliz e leve depois do seu treino.

Irá tornar-se um expert em aquecer-se

Não há nada como um dia de inverno com baixas temperaturas para treinar a sua técnica de aquecimento. Um aquecimento adequado irá ajudá-lo a ter um corpo solto e flexível preparado para se ambientar aos elementos frios que o(a) rodeiam, evitando também eventuais lesões. Comece a marcha, faça alguns jumping jacks durante alguns minutos para o seu coração começar a bombear sangue para os seus músculos.

Já está aquecido para receber a ideia de um treino no inverno? Não há nada como as suas bochechas ficarem rosadas depois de receber o ar fresco, mas é importante que se mantenha em segurança quando treina no exterior.
Indicamos, por isso, algumas dicas para quando realizar exercício ao ar livre no inverno:

Mantenha-se hidratado. O seu corpo também irá suar a baixas temperaturas; acontece apenas que o seu suor é libertado mais facilmente para o ar frio e seco. Beba muita água antes, durante e depois da sua rotina de exercício – não espere até ter sede.

Utilize camadas leves de roupa. Nunca irá correr com o seu casaco grande de inverno. Em vez disso, utilize camadas leves. A primeira deverá ser feita com material sintético para manter a humidade longe do corpo. A segunda deve ser isolante (lã é melhor do que algodão para manter o seu corpo quente) e a camada de cima deverá ser à prova de vento e água.

Cubra as extremidades. Cubra as suas mãos e orelhas com luvas e um gorro. Se a sua pele começar a sentir dor ou dormência, especialmente o seu nariz e queixo, será melhor proteger também essas zonas com produtos adequados.

Holmes Place Internacional

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!

Categoria Tags