Vantagens e Desvantagens das Dietas Detox

Do ponto de vista médico, quais as vantagens e desvantagens das dietas detox?

As dietas detox são dietas populares que afirmam facilitar a eliminação de toxinas e a perda de peso, promovendo a saúde e o bem-estar. No entanto, ainda não é inteiramente claro de que forma elas fazem isso, o que é suposto eliminarem e se elas realmente funcionam.

Por este motivo, este artigo irá analisar as dietas detox e os seus efeitos na saúde.

O que é um detox?

Em primeiro lugar, a "desintoxicação" em termos médicos não é sinónimo de limpezas populares ou de jejuns de água ou de sumos.

No contexto médico, a verdadeira desintoxicação refere-se ao tratamento de níveis perigosos de drogas, álcool ou venenos (por exemplo, metais pesados) e é providenciado no hospital.
Em termos mais gerais, a desintoxicação é um processo natural pelo qual o corpo humano se livra de xenobióticos e endotoxinas. Acima de tudo, é um processo bioquímico que converte compostos tóxicos não solúveis em água em compostos solúveis em água que podem ser eliminados através de urina, suor, bilís ou fezes.

Vários sistemas estão envolvidos no processo de desintoxicação natural do próprio organismo, por exemplo:

Os sistemas digestivos desempenham um papel importante não apenas na digestão de alimentos, mas também no nosso sistema imunológico, além de fornecer nutrientes para a corrente sanguínea.

O fígado ajuda o nosso organismo a metabolizar nutrientes, a eliminar substâncias químicas prejudiciais, metais pesados, álcool e drogas. É uma grande ajuda converter metabólitos em subprodutos "seguros" que podem ser filtrados através dos nossos rins. O fígado também ajuda a eliminar gorduras e filtrar o sangue e desempenha um papel vital nos carboidratos (ou seja, manter o nosso açúcar no sangue estabilizado) e no metabolismo das gorduras.

Os nossos rins são filtros incrivelmente importantes e eficientes que eliminam as toxinas.

Quais são as toxinas eliminadas?

As dietas de desintoxicação raramente identificam as toxinas específicas que pretendem remover ou exatamente como elas as eliminam.
Na verdade, há poucas evidências de que as dietas de desintoxicação realmente removam quaisquer "toxinas" do corpo e os vários estudos que foram publicados sofrem de limitações significativas.

sumos verdes dietas detox

As dietas detox funcionam?

Algumas pessoas relatam sentir-se mais concentradas e enérgicas durante e após as dietas de desintoxicação. No entanto, isto pode ser em parte devido ao facto de que uma dieta de desintoxicação elimina alimentos altamente processados que possuem gorduras sólidas e açúcares adicionados. Ao evitar estes alimentos ricos em nutrientes com baixa nutrição durante alguns dias pode ser parte do motivo pelo qual as pessoas se sentem melhor.

Por outro lado, muitas pessoas também relatam sentir-se muito mal durante o período de desintoxicação.

Os principais riscos para a saúde das dietas de desintoxicação dizem respeito a restrições severas de energia e inadequação nutricional.


Resumindo:

Se está a considerar iniciar uma dieta de desintoxicação, aconselhe-se primeiro com o seu médico. Também é importante considerar possíveis efeitos colaterais. Dietas de desintoxicação que limitam severamente a proteína ou que requerem jejum, por exemplo, podem resultar em fadiga. O jejum a longo prazo pode resultar em deficiências de vitaminas e minerais.

Vários aspetos das dietas de desintoxicação geralmente estão ligados à melhoria da saúde. Estes incluem evitar toxinas ambientais, exercitar, comer alimentos nutritivos, beber água, reduzir o stress e relaxar.

Se seguir estas diretrizes normalmente já verifica uma melhoria da sua saúde independentemente se fez, ou não, uma desintoxicação.

O estilo de vida 'detox' passa por não fumar, fazer exercício físico e desfrutar de uma dieta saudável e equilibrada.

THORDIS BERGER
CMO - Chief Medical Officer - Portugal

Gostou deste artigo? Deixe-nos o seu comentário.

Partilhe com os seus amigos!


Categoria Tags